Portal de Periódicos apóia aumento da produção científica

Os resultados da utilização do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes/MEC) foram comemorados na terça-feira, dia 24, em Salvador, no 14º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU). Um dos maiores bancos de informações científicas do mundo, o portal está completando seis anos.

De acordo com o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o portal colabora para o aumento da produção científica brasileira, que cresceu 19% em 2005, em comparação com 2004. “Ele tem sido essencial na formação de novos mestres e doutores, que conseguem acompanhar as novas descobertas da ciência”, avaliou.

A Capes ampliou o número de títulos referenciais de 3,6 mil, em 2003, para 10,55 mil este ano. O número de instituições cadastradas foi ampliado de 122 para 185. No mesmo período, os acessos aumentaram de 80 mil para 104 mil por dia.

No encontro também foram comemorados os 60 anos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O reitor Naomar Monteiro destacou a importância do Portal de Periódicos para a pós-graduação brasileira. Segundo Monteiro, só a produção científica e tecnológica da UFBA cresceu 25% entre 2004 e 2005, superando o aumento nacional. “Com certeza, o portal tem contribuído de forma essencial para isso”, afirmou.

Homenagem

Na solenidade de abertura do seminário, os representantes da editora Chemical Abstracts Service (CAS) no Brasil ofereceram uma placa em homenagem ao portal. A direção da Capes assinou contrato para acesso ao SciFinder Scholar de 2005, versão on-line da CAS. Com isso, estará acessível a todas as instituições usuárias a principal base de dados da área de química, a qual cobre também as de engenharia, polímeros, ciências médicas, dos materiais, geológicas, ambientes e agrárias.

Na segunda-feira, dia 23, a Capes recebeu da editora Pro Quest uma placa em homenagem pelos 55 anos de fundação.

Conheça o Portal de Periódicos.

Data: 25/10/2006