Desenvolvimento da educação média e primaria no Brasil: um papel histórico aguardando a Capes, artigo de Nagib Nassar
A Capes terá que se adaptar e modificar as suas estruturas para atender a nova nobre missão: capacitação de professores primários e secundários para serem mestres em suas áreas de conhecimentos
Nagib Nassar - Professor titular de Genética da UnB
Paises como a Coréia do Sul e o Japão contaram e contam atualmente com um modelo distinto da educação média e primaria para o desenvolvimento cientifico, industrial e social.
Os recursos humanos preparados por um distinto sistema educacional foram capazes de levar esses países muitos à frente e contribuíram para que eles superassem todas as expectativas e ultrapassassem seus pares na África, Ásia e América Latina, que são muito mais ricos em recursos naturais, minerais entre outros.
O módulo principal desse sistema educacional é o preparo do professor da educação média e primária com o investimento em sua formação para poder criar novas gerações de cidadãos qualificados tecnicamente e concientes socialmente.
Sabemos bem que todos os professores primários e do nível médio desses paises têm em suas qualificações o nível mínimo de diploma de mestrado e salário igual de professor universitário no inicio de carreira.
A exemplo da formação do professor primário e do ensino médio desses paises, traz à tona um papel aguardando a Capes para executar no Brasil.
O Capes contribuiu no passado na criação de um quadro de profissional altamente qualificado tanto de cientistas, pesquisadores e professores universitários no Brasil.
Graças a seu esforço, o Brasil conta com um dos melhores elementos dessas categorias em toda América do sul, e um dos melhores de muitos paises do Africa, Asia e America latina.
A Capes desenvolveu, ainda, um quadro de técnicos e um sistema de funcionamento invejável em todo o mundo.
Se o Brasil seguir os passos da Coréia e do Japão para uma revolução educacional, terá que prestar atenção primeiramente ao preparo e a qualificação de seus professores primários e secundários, e pagando para eles salários dignos compatíveis com as suas qualificações e com a nobre missão que lhes aguarda: fazer o novo cidadão brasileiro.
Os programas da Capes terão que se adaptar e modificar as suas estruturas para atender a nova nobre missão: capacitação de professores primários e secundários para serem mestres em suas áreas de conhecimentos.
Data: 20/10/2006
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