topo_cabecalho
Obras e documentos históricos brasileiros estão disponíveis na internet

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), localizada em Recife (PE) e vinculada ao Ministério da Educação, está digitalizando seu acervo.

Só este ano, foram 18.676 documentos que passaram pelo processo. Dentre eles estão antigos rótulos de cigarro, fotografias, folhetos de cordéis e livros, incluindo 39 obras de Joaquim Nabuco que contam um pouco da história nacional. Desse total, 1.151 documentos e 4.892 arquivos digitais estão disponíveis na página http://www.fundaj.gov.br/ eletrônica da Fundaj e no portal http://www.dominiopublico.gov.br/ Domínio Público do MEC.

Iniciado em 2003, o Projeto Núcleo de Digitalização, fruto de uma ação conjunta entre a Fundaj e o MEC, tem por objetivo preservar acervos, evitando o manuseio de originais, e ampliar e democratizar o acesso às informações. Os investimentos já somam R$ 818 mil.

De acordo com Marco Aurélio Nogueira, acadêmico e pesquisador da obra de Nabuco, a publicação do legado do autor na internet demonstra a força e importância deste brasileiro. Segundo Nogueira, a iniciativa é de extrema importância para estudantes e pesquisadores de todo o mundo.

"Ele foi um marco no pensamento político nacional, principalmente no tocante à abolição da escravatura e à construção da política externa brasileira", concluiu.

Fotografias e periódicos - Outros dois projetos de digitalização estão sendo desenvolvidos em paralelo, por meio de uma parceria entre o MEC e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco): os Periódicos Raros do Acervo da Biblioteca Blanche Knopf da Fundaj e a Coleção Francisco Rodrigues - fotografias raras sobre aspectos da vida sociocultural brasileira, entre 1840 e 1920.

Os recursos disponibilizados pelo ministério são da ordem de R$ 12 mil. O trabalho vai colocar em formato eletrônico 75 mil documentos, 12 mil fotografias e 63 mil páginas impressas de periódicos.


Data: 20/10/2006