topo_cabecalho
UFCG comemora Semana Mundial da Alimentação no campus Patos

Foi realizado durante toda manhã da segunda-feira 17, na Praça Central do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), da UFCG, campus Patos, a 1ª Oficina sobre Alimentos e Alimentação Animal, em Comemoração a Semana Mundial da Alimentação, que está sendo realizada de 16 a 22 do corrente.

 

A exposição dos trabalhos confeccionados pelos alunos (foto) foi iniciada às 7h30min e vários temas foram abordados: A Importância do Ovo; Valor Nutritivo das Carnes; Uso de Agrotóxicos; Alimentos da Caatinga: imbuzeiro e algaroba; Carnes de Avestruz; Alimentos Orgânicos, entre outros.

 

Indicações de porções ideais dos vários grupos de alimentos que devem ser consumidos diariamente e mais de 50 exemplos de combinações diferentes, formando um cardápio variado, completo e saudável. Esses dados estão presentes na versão de bolso do Guia Alimentar da População Brasileira, que foi lançado esta semana pelo Ministério da Saúde, durante a Semana Mundial de Alimentação.

 

De acordo, com a Professora Patrícia Araújo Brandão da Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária do CSTR e Coordenadora da Oficina realizada no campus, o Guia traz também estudos e avaliações sobre a nutrição brasileira, onde se verifica que as doenças crônicas no País aumentaram de 34,4% do total da população para 48,3%, entre 1979 e 2003.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o trabalho de conscientização da população para uma boa alimentação, associada à prática de exercícios, é capaz de combater a realidade epidemiológica das doenças não-transmissíveis como diabetes, hipertensão e câncer. Estima-se que essas doenças são responsáveis por quase 60% das mortes no mundo e mais de 50% no Brasil.


Data: 19/10/2006