topo_cabecalho
III Congresso de Iniciação Científica da UFCG premia os melhores trabalhos

Aconteceu na tarde de ontem, quarta-feira, 18, no Centro de Extensão da UFCG, campus Campina Grande, a premiação dos nove melhores trabalhos apresentados durante o III Congresso de Iniciação Científica da UFCG, nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Humanas e de Engenharia e Exatas. Três projetos em cada área também foram agraciados com Menção Honrosa. O congresso teve por finalidade expor os melhores projetos de iniciação científica financiados pelo CNPq em parceria com a UFCG, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Este ano foram apresentados 56 trabalhos.

 

Antes do anúncio dos vencedores, o coordenador de Pesquisa, Mário Eduardo Mata, informou que a comissão de avaliação do CNPq já sinalizou com a ampliação do número de bolsas para a UFCG, o que demonstra “a qualidade dos trabalhos apresentados”.

 

O professor Mário Eduardo também comentou a importância da participação dos alunos em projetos de iniciação científica. Dados do CNPq afirmam que 85% dos bolsistas de Iniciação Científica obtêm o título de mestre até os 24 anos. "Esse número cai para 25% entre os não egressos da IC, o que mostra mais um grande benefício trazido pela Iniciação Científica", diz.

 

O pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Michel Fossy, afirmou em seu discurso que considerava muito apropriada a entrega da premiação durante a Semana Nacional de C&T, pois o objetivo do evento é despertar vocações, e naquele momento estavam homenageando jovens pesquisadores que amanhã poderão estar no primeiro time da ciência nacional.

 

Entre os critérios de escolha dos trabalhos premiados destacam-se o conteúdo do projeto, os incrementos tecnológicos advindos da pesquisa e a obediência às normas de apresentação dos artigos científicos.

 

O primeiro colocado em cada área recebeu um micro-computador; o segundo, um Pen Drive com MP3, e o terceiro, um Pen Drive. Os nove premiados estão automaticamente inscritos como representantes da UFCG na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do próximo ano.


Veja os vencedores

Área de Ciências da Vida

 

1º lugar - Andréia Vieira Pereira, do curso de Medicina Veterinária do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), campus Patos, com o trabalho Estudo da atividade biológica do neem (Azadirachta indica) no combate ao mosquito Aedes aegypti, sob orientação do professor Onaldo Guedes Rodrigues.

 

2º lugar - Rafael Torres do Nascimento, do curso de Engenharia Agrícola, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), campus Campina Grande, com o trabalho Utilização de resíduos de calçados e blocos cerâmicos na produção de elementos de construção, orientado pelo professor Antônio Farias Leal.

 

3º lugar - Luana Cavalcanti Cabral, do curso de Medicina, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), campus Campina Grande, com o trabalho Estudo do efeito da irradiação microondas (850mhz e 2450mhz) sobre o limiar de convulsão e sobre as propriedades anticonvulsivantes de drogas utilizadas no tratamento da epilepsia. Ela foi orientada pelo professor Jacicarlos de Lima Alencar.

 

Receberam Menção Honrosa os bolsistas Anna Sylvia Ramos de Rangel Moreira Cavalcanti, do curso de Engenharia Agrícola, do CTRN, com o trabalho Isotermas de equilíbrio higroscópico de cajá em pó microencapsulado com 20% de maltodextrina, orientada pelo professor Mário Eduardo Mata; Glysse de Moura Sousa, do curso de Enfermagem do Centro de Formação de Professores (CFP), campus Cajazeiras, orientada pela professora Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias, e Ademilson Daniel de Sousa, do curso de Engenharia Florestal, do CSTR, com o trabalho Estabelecimento de pomar de sementes por mudas (psm) de faveleira (Cnidoscolus phyllacanthus) inerme, orientado pelo professor Eder Ferreira Arriel.

 

Área de Engenharia e Exatas

 

1º lugar : Katia Viviane Diniz de Almeida, do curso de Engenharia Elétrica, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), campus Campina Grande, com o trabalho Conversores cc/ca trifásicos multiníveis com controle de corrente, orientada pelo professor Talvanes Meneses Oliveira.

 

2º lugar - Emanuelle Araújo de Medeiros, do curso de Engenharia Química, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), campus Campina Grande, com o trabalho Investigações eletrométricas sobre a formação dos ânions isopolimolibdatos em função do pH e suas reações com alguns metais pesados e sobre eletrodeposição de ligas de molibdênio. A orientação foi do professor Shiva Prasad.

 

3º lugar - Lucyene Cândido Guimarães, do curso de Engenharia Civil, do CTRN, com o trabalho Influência do tipo e do teor de filler em cimentos asfálticos de petróleo. Ela foi orientada por John Kennedy G. Rodrigues.

 

As Menções Honrosas da área de Engenharia e Exatas foram para os alunos Leandro de Souza Vilante, do curso de Engenharia Elétrica, do CEEI, com o trabalho Leitura de TAGS sobre superfícies metálicas utilizando RFID, orientado por José Sérgio da Rocha Neto; Luiz Fernando Alves Rodrigues, do curso de Engenharia Mecânica, do CCT, com o trabalho Fabricação e testes preliminares de um compósito ativo: matriz polimérica reforçada por fios Ti-Ni com memória de forma, orientado por Rômulo Pierre Batista dos Reis, e Paolo Araújo, do curso de Engenharia de Materiais, também do CCT, com o trabalho Síntese de nanocompósitos de pet/silicatos em camadas, orientado por Suédina M.L.Silva.

 

Área de Ciências Humanas

 

1º lugar - Alyere Silva Farias, do curso de Letras, do Centro de Humanidades (CH), campus Campina Grande, com o trabalho Literatura de cordel: Autores Paraibanos, orientado pelo professor José Hélder Pinheiro Alves.

 

2º lugar - Kaliane de Freitas Maia, do curso de Sociologia, do CH, com o trabalho Novas configurações do catolicismo no Brasil: A emergência das pequenas comunidades de vida e aliança em Campina Grande, orientada por Lemuel Guerra.

 

3º lugar - Renata Nóbrega de Sousa, do Departamento de Educação do CH, com o trabalho Tecnologias digitais e aprendizagem: Trilhas que se interconectam rumo à educação à distância, orientada pela professora Rossana Delmar de Lima Arcoverde.

 

Receberam Menção Honrosa os alunos Raquel Andrade Barros, do curso de Economia, do CH, com o trabalho Inovação e conhecimento nas pequenas empresas do setor agroalimentar: o caso da indústria sucroalcooleira artesanal, orientado por Leiliam Cruz Dantas; Vinícius Ramos Bezerra, do curso de Arte e Mídia, do CH, com o trabalho Desenvolvimento de um Projeto Multimídia destinado à Promoção Cultural dos áudios-visuais etnográficos produzidos por Marcos Alexandre e Glauco Machado, orientado por Danilo de Oliveira Aleixo, e Gilmara Vieira Formiga, do curso de Ciências Sociais, do CFP, com o trabalho O avesso do silêncio: Os lugares da escrita no alto sertão Paraibano, orientada por Osmar Luiz da Silva Filho.

 

Legenda:  Andréia Vieira Pereira, 1º lugar da Área de Ciências da Vida, recebendo o prêmio do professor Mário Eduardo.


Data: 19/10/2006