Projeto Memória da UFCG realiza mostra fotográfica

O projeto Memória da Ciência e Tecnologia em Campina Grande está realizando, até a próxima segunda-feira, 23, no Hall do subsolo do Centro de Humanidades (CH) da UFCG, no campus Campina Grande, a mostra fotográfica intitulada Memória da Escola Politécnica de Campina Grande.

A mostra faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e realizado pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, com o apoio de universidades, instituições de pesquisas, associações científicas e escolas de ensino fundamental, médio e profissionalizante.

De acordo com Fábio Ronaldo, aluno do curso de História e também bolsista integrante do Projeto Memória, a mostra apresenta fotos da construção da Escola Politécnica, hoje Universidade Federal de Campina Grande, da primeira turma dos formandos em Engenharia Civil, além de algumas curiosidades como a instalação do IBM 1130, primeiro computador da Paraíba instalado na Escola Politécnica, em 1968, entre outras.

O evento é aberto à comunidade em geral e acontece em dois horários: de 8h às 12h e das 14h às 18h, no subsolo do CH.

Sobre o Projeto Memória

Criado em 2004 e coordenado pela professora Rosilene Dias Montenegro, da Unidade Acadêmica de História e Geografia, com apoio do CNPq e da UFCG, por meio do Programa Gestão Universitária, o Projeto de Pesquisa Organização e Preservação da Memória da Ciência e Tecnologia em Campina Grande – PB (1952-2002), mais conhecido como Projeto Memória, vem desenvolvendo um importante trabalho de resgate da história do ensino superior na cidade de Campina Grande.

Durante o seu primeiro ano de funcionamento, o Projeto Memória teve como objetivo principal resgatar a memória da Escola Politécnica de Campina Grande, criada em 6 de outubro de 1952, a partir da formação de um acervo com dois tipos de documento: escrito e registro oral. Essa investigação visa uma melhor compreensão do processo de criação e de desenvolvimento da Escola Politécnica, além de sua contribuição para o progresso científico e tecnológico de Campina Grande.

Um dos objetivos gerais do projeto é localizar e selecionar documentos que possibilitem a organização e a preservação de um acervo da Memória da Escola Politécnica, a qual deu origem ao que hoje é a Universidade Federal de Campina Grande.

A sala de trabalho do Projeto Memória está localizada no Hall das Placas do CH, no Bloco B - 1º andar. Outras informações podem ser obtidas pelos fones (83) 3310.1546, 8831.9875 ou 8806.8647.

Data: 18/10/2006