topo_cabecalho
O dia de lembrar que há muita fome num mundo de abundância

Mais de 850 milhões de famintos crônicos num planeta rico e opulento

Mensagem do secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan:

"O Dia Mundial da Alimentação relembra-nos, todos nos anos, que, em um mundo de abundância, milhões de pessoas passam fome diariamente.

Uma década após os dirigentes mundiais, reunidos na Cúpula Mundial sobre a Alimentação, terem se comprometido a reduzir, até 2015, o número de pessoas que sofrem de desnutrição crônica, muito ainda tem que ser feito.

Mais de 850 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de fome crônica. Vários outros milhões sofrem de cegueira, deficiências de crescimento e outras doenças, em conseqüência da falta de nutrição adequada.

As crianças constituem parte considerável dos que sofrem de malnutrição. Em um mundo que tem meios para alimentar a todos, é inaceitável que este sofrimento persista.

Este ano, o tema do Dia Mundial da Alimentação, "Investir na agricultura para garantir a segurança alimentar", faz ressaltar a necessidade de contar com mais recursos para lutar contra a fome.

Nas últimas duas décadas, houve uma diminuição contínua do nível da ajuda externa à agricultura. Muitos países, incluindo os mais necessitados, não atribuíram recursos suficientes ao desenvolvimento agrícola e rural.

É preciso inverter esta tendência e canalizar mais recursos públicos e privados para a agricultura.

Estes investimentos não devem se limitar a infra-estruturas e a sistemas de irrigação, devendo antes abranger objetivos de desenvolvimento humano mais amplos, em particular a educação de mulheres e meninas, em zonas rurais, uma vez que elas constituem a espinha dorsal da maioria das economias agrárias.

O mundo dispõe dos recursos e conhecimentos práticos necessários para que a fome se torne uma história do passado. Do que precisamos é de determinação.

Neste Dia Mundial da Alimentação, renovemos o nosso compromisso de juntar esforços para que chegue o dia em que nenhum homem, mulher ou criança, se deite com fome. Decidamo-nos a ganhar, de uma vez por todas, a luta contra a fome."


Data: 16/10/2006