topo_cabecalho
CNPq e MCT relançam Prêmio Almirante Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia

Presidente Lula assina decreto de relançamento do Prêmio Almirante Álvaro Alberto

O decreto de relançamento do Prêmio Almirante Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), foi publicado no Diário Oficial da União na quinta-feira, 05/10.

Criado em 1991, o Prêmio, que estava desativado desde 2000, nesta nova edição conta com a parceria da Fundação Conrado Wessel.

Concedido anualmente a pesquisadores e cientistas brasileiros, como reconhecimento e estímulo pelas relevantes contribuições que prestaram nos campos da C&T, o Prêmio consiste em uma importância em dinheiro, uma medalha e diploma, entregues durante cerimônia presidida pelo Presidente da República.

A primeira área a ser contemplada será a de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. A premiação acontecerá no primeiro semestre de 2007.

Para a indicação dos candidatos, será montada uma Comissão de Especialistas, multidisciplinar, constituída de nove pesquisadores designados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo CNPq. Caberá ao Conselho Deliberativo do CNPq indicar o agraciado.

O pesquisador agraciado com Prêmio receberá a quantia R$ 150 mil, concedida pela Fundação Conrado Wessel.


Data: 10/10/2006