Livro sobre Matemática é lançado na UFCG

Obra trata de fundamentos lógicos com técnicas de demonstração, notas históricas e curiosidades

Em solenidade bastante prestigiada, realizada no Centro de Extensão da UFCG, campus Campina Grande, foi lançado na noite de ontem, quinta, 5, o livro Um Convite à Matemática, do professor Daniel Cordeiro, da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística (UAME) da instituição. A abertura do evento, que transcorreu num clima de descontração, contou com a participação da banda Os diferentes, formada pelos professores Hugo Borba, Alcione Saldanha e Marco Aurélio, da citada unidade.

O livro, apresentado pelo reitor da UFCG, Thompson Mariz, e pelo vice-reitor da UEPB, Aldo Bezerra Maciel, foi publicado pela Editora Universitária da UFCG (EDUFCG), em parceria com a Editora Universitária da UEPB e, segundo o autor, “trata de fundamentos lógicos com técnicas de demonstração, notas históricas e curiosidades”.

Em sua fala, o reitor ressaltou a importância da EDUFCG que, “apesar das dificuldades comuns ao início das atividades, está conseguindo publicar, este ano, 11 livros”. Thompson também se disse muito satisfeito com a parceria existente entre a EDUFCG e a Editora Universitária da UEPB. Em relação ao autor, o reitor afirmou que “Daniel é uma referência. Por onde ando, ouço sempre elogios à sua capacidade como professor e à sua pessoa. É um orgulho tê-lo como integrante da UFCG e como amigo”.

O vice-reitor da UEPB, Aldo Bezerra, que também é professor do Departamento de Matemática daquela universidade, enfatizou a parceria entre as editoras universitárias e elogiou bastante o livro. “Trata-se de uma obra muito interessante. Com certeza, vai fazer muito sucesso”.

O livro foi um “amor à primeira vista”, disse Antonio Clarindo, diretor da EDUFCG. “Fiquei encantado com a proposta do autor”. Segundo Clarindo, a obra será usada por professores em todo o país, “o que é muito importante para a EDUFCG”. Ele destacou a necessidade de se aumentar a produção literária no Brasil, onde a leitura média da população é de apenas 1,8 livro por ano. “Devemos fazer livros que caibam no orçamento do leitor”, concluiu.

O autor iniciou sua saudação dizendo que “ninguém pode ser feliz sozinho”, e se declarou muito satisfeito com o comparecimento das mais de 150 pessoas ao evento. O livro, que segundo ele demorou mais de cinco anos para ser concluído, “é mais sobre a Matemática do que de Matemática, em termos de conteúdo programático” avaliou. O professor Daniel finalizou declarando que compartilha a obra “com todos os integrantes da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística”.

Presentes à solenidade também estavam o vice-reitor, José Edílson Amorim, a pró-reitora de Extensão, Lucinete Fortunato, o secretário de Projetos Estratégicos, Márcio Caniello, o secretário de Recursos Humanos, José Marcos Gonçalves Viana, o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Bráulio Maia, o coordenador administrativo da UAME, Jaime Alves, além de outras autoridades, professores, funcionários, estudantes e convidados.

O livro pode ser adquirido através da página www.fabricadeensino.com.br, ao preço de R$ 30, com frete grátis.

Data: 06/10/2006