topo_cabecalho
Laboratórios vão promover a certificação de biodiesel em MG

Termo de Outorga visando a instalação de dois laboratórios de certificação de biodiesel na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) será assinado nesta sexta-feira, com a presença do secretário de C&T e Ensino Superior, Paulo Kleber Duarte Pereira.

A cerimônia será realizada no auditório da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

A implantação dos laboratórios conta com recursos da ordem de R$ 970 mil, provenientes de edital lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig, em atendimento a sugestões emanadas pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia/Conecit).

Os laboratórios visam disponibilizar para o setor produtivo mineiro condições para atender as exigências da Agência Nacional de Petróleo (ANP) referentes à certificação de biocombustível produzido no país, conforme estabelece a Resolução nº 42, de 24 de novembro de 2004, que define todos os procedimentos a respeito.

Nos dois laboratórios poderão ser feitas as análises previstas em lei e que se destinam a garantir ao consumidor final um combustível de qualidade mediante a emissão de certificação, disse a superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento da Sectes, Angela Menin Teixeira de Souza.

Este é mais um passo importante para eliminar os gargalos da cadeia produtiva de biodiesel, facilitando o sucesso deste produto no mercado brasileiro, afirmou.


Data: 05/10/2006