Projetos de apoio à aprendizagem são premiados pelo MEC

A Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) divulgará no dia 30 próximo os resultados do 2º Prêmio Rived de Produção de Objetos de Aprendizagem. Serão selecionados 50 trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação e de pós-graduação de universidades brasileiras, professores do ensino fundamental, médio e profissionalizante e educadores dos núcleos de tecnologia educacional dos estados. Cada projeto receberá prêmio de R$ 4 mil.

Objetos de aprendizagem são atividades interativas, na forma de animações e simulações, em multimídia, capazes de oferecer suporte ao aprendizado, explorar conceitos e fenômenos científicos, comprovar hipóteses, estimular o raciocínio e despertar idéias. A Rede Interativa Virtual de Educação (Rived) conta com um banco de trabalhos em diversas áreas do conhecimento, como física, biologia, ciências, matemática, química, história, artes e geografia. Esses trabalhos abordam disciplinas da educação básica.

"O objetivo do concurso é associar a informática às novas abordagens pedagógicas para estimular o desenvolvimento de projetos que contribuam para a aprendizagem", explicou a coordenadora da Rived, Carmem Prata.

Em 2005, a Seed, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), criou o Prêmio Rived. Foram selecionados sete trabalhos, produzidos por estudantes de universidades da Paraíba, de São Paulo, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e do Ceará. São animações e simulações executadas pelo aluno no computador. O estudante pode visualizar, na prática, o que aprende de forma teórica. Há projetos para vários níveis de conhecimento das disciplinas da educação básica.

O banco de trabalhos pode ser consultado na página <http://rived.proinfo.mec.gov.br/> eletrônica da Rived. Mais informações na mesma página e pelo telefone (61) 2104-8150.

Data: 04/10/2006