Professor da UFCG lança livro com fundamentos e técnicas de demonstração de Matemática

Destinado a iniciantes da graduação, professores de ensino médio e alunos de olimpíadas em matemática, será lançado nesta quinta-feira, 5, às 17h30mim, no Centro de Extensão da UFCG, campus Campina Grande, o livro Um Convite à Matemática, do professor Daniel Cordeiro, da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística da UFCG. Segundo o autor, a obra trata de fundamentos lógicos com  técnicas de demonstração, notas históricas e curiosidades, “numa linguagem clara e cativante, diferente dos outros livros do gênero”. O livro será apresentado pelo reitor da UFCG, Thompson Mariz, e pelo vice-reitor da UEPB, Aldo Bezerra Maciel, professor do Departamento de Matemática daquela universidade.

Ilustrado com fatos reais do cotidiano aluno/professor e fragmentos dos livros didáticos de ensino médio, a publicação objetiva uma reflexão de como as idéias do ensino e do aprendizado se intercalam e de seus pontos críticos; facilitando assim, no resolver dos problemas, o concatenar das idéias – o escrever a solução. Daniel diz que essa problemática fica evidente nos processos vestibulares onde são exigidas tais habilidades em questões subjetivas.

“É um livro mais sobre a Matemática do que de Matemática, em termos de conteúdo programático” avalia o autor. E, nessa reflexão, faz referências às dinâmicas de interpretações e técnicas de resoluções contidas que, no seu entendimento, conseguem em letras traduzir números, quebrando paradigmas. Recheado de citações literárias – entre elas, fragmentos poéticos de Fernando Pessoa e Catulo da Paixão Cearense – a produção tem em sua capa pintura clássica holandesa “representando, de certo modo, a ‘Insustentável Leveza’ de um trabalho de cinco anos”, completou.

Publicado pela Editora Universitária da UFCG (EDUFCG), em parceria com a Editora Universitária da UEPB, o livro também poderá ser adquirido através da página www.fabricadeensino.com.br, ao preço de R$ 30, com frete grátis.

Data: 04/10/2006