topo_cabecalho
Lançado NeuroLog no G1, portal de notícias da Globo

O blog é comandado pelo neurocientista Miguel Nicolelis

Leia a nota do pesquisador que inaugurou o blog:

"Inauguração Neural

Saudações verde-amarelas da Duke University, Carolina do Norte. Diretamente do mais brasileiro de todos os laboratórios de neurociência localizados fora das fronteiras do patropi, eu gostaria de dar as boas vindas a todos nesta primeira nota do NeuroLog. Começa aqui o blog da página de Ciência e Saúde do G1 dedicado a relatar o que contece no cotidiano e nos bastidores da neurociência, a área de pesquisa biomédica interessada em desvendar os mecanismos básicos de funcionamento do cérebro.

Diferentemente da maioria dos blogs científicos que especializam-se na divulgação de avanços em diferentes áreas de pesquisa, a minha intenção é fazer com que o NeuroLog cumpra uma função um pouco mais ampla. Assim, além de navegar pelos acontecimentos que definem a fronteira atual da neurociência, você também vai conhecer um pouco do cotidiano da vida de neurocientistas, bem como as atribulações envolvidas em transformar uma idéia abstrata num projeto de pesquisa viável, cujos resultados podem um dia afetar a vida de milhões.

Através de seus relatos diários, o NeuroLog também vai mostrar que ser cientista é como ser um tipo peculiar de artista. É ser pago para ser criança a vida inteira. Explorar, duvidar, construir, errar, tentar de novo, errar de novo, e quem sabe um dia experimentar a sensação única de observar algo que ninguém jamais viu.

Essa é uma das estórias que o NeuroLog quer contar.

Mas ser cientista também tem lá os seus percalços.

Ninguém hoje em dia faz ciência como gente grande sem planejamento, investimento, tenacidade e visão de longo prazo. Itens que nao abundam no mercado nacional e internacional no momento.

Assim, eu espero também demonstrar aqui que o maior ingrediente dessa equação pra virar cientista, e sobreviver como tal no mundo atual, requer basicamente uma grande dose de paixão. Paixão por navegar pelo desconhecido, pelo nunca antes navegado. Paixão por fazer o impossível virar factível, a despeito do pessimismo inato de burocratas de plantão das agências de financiamento.

Em última análise, eu sinceramente espero que o NeuroLog permita que todos os seus leitores desfrutem um pouco mais de perto da quase quixotesca, mas sempre inebriante aventura de tentar descobrir o que ninguém jamais descobriu.

Apertem os cintos, bem-vindos a bordo. A mais nova tempestade neural tupiniquim está no ar."


Visite o site: g1.globo.com/Noticias/Colunas/0,,7401,00.html


Data: 02/10/2006