Geoma lança portal de videografia da Amazônia

Um novo portal irá auxiliar estudos sobre ordenamento territorial, dinâmica populacional e biodiversidade na Amazônia. A iniciativa é da Rede Geoma e reflete a política de disponibilização de dados para difundir o conhecimento sobre a região, retornando à sociedade os investimentos feitos na área de Ciência e Tecnologia

O portal oferece dados de videografia aérea obtidos em quase 40 horas de gravação. As imagens foram feitas durante uma missão aérea realizada entre 28 de maio e 12 de junho deste ano. O sobrevôo abrangeu parte dos estados do Pará, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.

As imagens coletadas durante o sobrevôo tiveram como principal objetivo a identificação de alvos da superfície terrestre da região amazônica. Os dados adquiridos devem dar suporte às atividades de mapeamento, análise e identificação de feições e fenômenos de interesse nos estudos sobre a dinâmica de uso e cobertura da terra, ordenamento territorial, dinâmica populacional, assentamentos humanos e biodiversidade, entre outros.

A missão foi coordenada por representantes de três Institutos que fazem parte da Rede Temática Geoma, do MCT: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Todo o trabalho foi patrocinado pelo MCT e pela Finep.

As informações e imagens pertencem à Rede Geoma/MCT e podem ser usadas para estudos, análises científicas e políticas públicas desde que mencionada a fonte. Os dados podem ser acessados e descarregados a partir de uma página da web, sendo necessário apenas que o usuário preencha um cadastro simplificado, no seguinte endereço: http://www.dpi.inpe.br/geoma/videografia/

Data: 02/10/2006