Estudantes retornam ao Brasil com medalhas de ouro e prata em Olimpíada Ibero-americana de Matemática realizada no Equador

O Brasil teve mais um bom resultado na 21ª. Olimpíada Ibero-americana de Matemática, que aconteceu até o dia 30 de setembro no Equador, conquistando 4 medalhas; duas de ouro e duas de prata

Os estudantes: André Linhares Rodrigues de Fortaleza - CE e Guilherme Nogueira de Souza de São Paulo - SP conquistaram medalhas de ouro, enquanto Leandro Farias Maia de Fortaleza - CE e Leonardo Ribeiro de Castro Carvalho de São Paulo - SP ganharam medalhas de prata.

A Olimpíada Ibero-americana de Matemática é realizada desde 1985 com a colaboração da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI), Ministérios de Educação e de Sociedades de Matemática junto a um importante grupo de professores e alunos. Os objetivos principais da competição são: fortalecer e estimular o estudo da Matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade ibero-americana, detectar jovens talentos nesta ciência e incentivar uma troca experiências entre os participantes.

No evento participaram as delegações de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Uruguai e Venezuela, representados por equipes de até 4 alunos, totalizando 82 estudantes.

A participação brasileira nestas competições é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa realizada nas modalidades de ensino fundamental, médio e superior nas instituições públicas e privadas de todo o Brasil que atualmente atinge cerca de 300 mil estudantes e que tem desempenhado um importante papel relacionado à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática.

A Olimpíada Brasileira
é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e conta com o apoio do CNPq, Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e da Academia Brasileira de Ciências.

Data: 02/10/2006