topo_cabecalho
Réplicas de aviões invadem a Estação Ciência

Centro interativo de ciências vai receber modelos dos mais diversos tipos, tamanhos e idades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

No mês de outubro a Estação Ciência vai receber várias réplicas de aviões, despertando o interesse dos curiosos de todas as idades. Nada mais propício para comemorar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano acontece de 16 a 23 de outubro comemorando o centenário do vôo do 14 bis e homenageando o nosso Santos Dumont.

Um dos destaques será uma réplica idêntica, perfeita e em tamanho real do avião Demoiselle, que será exposta na entrada da Estação Ciência.

O avião, confeccionado pelo aviador Ruy de Azevedo Sodré Sobrinho, estará propositalmente colocado no chão, a fim de que os visitantes possam ter um contato mais próximo com a obra, toda construída em madeira e tecido e que estará acompanhada de nove banners abordando as invenções de Santos Dumont.

Pequeno e de tração dianteira, o Demoiselle foi construído em 1907 e é considerado uma das mais belas concepções de Santos Dumont. Com certeza os visitantes, ao ter contato com essa magnífica construção, farão uma verdadeira viagem imaginária no tempo.

Outra atração bastante interessante que estará exposta será o projeto 14 bis 100 anos 360º : comemorando o centenário do histórico vôo do 14 bis, o Laboratório Virtual da Estação Ciência apresenta uma interface animada interativa, contendo informações detalhadas sobre o 14-bis, e também uma réplica estática em escala 1/20 do modelo.

A interface, instalada em um computador, permitirá ao usuário, mediante o mouse, obter uma visão 360° do veículo, acessar dados de sua construção, bem como dos fatos históricos de seu primeiro vôo. A réplica é um trabalho produzido por Marcos Matsukuma e baseado no projeto do modelista Kioshi Ueno e foi construído em madeira, papel de seda japonesa, arame, entre outros materiais.

Por fim, a Estação Ciência receberá também a exposição Pioneiros nos Céus: aviões do IPT. Com onze maquetes, uma grande e histórica hélice de madeira, painéis e informações históricas sobre o desenvolvimento da aviação e da indústria aeronáutica brasileira, a exposição permite ao visitante entender os bastidores da construção da tecnologia aeronáutica, além de visualizar a evolução que ocorreu na nossa produção, marcando em especial como o Brasil, por meio do IPT, trabalhou o tema no período de 1934 a 1957, no espaço entre o 14 bis de Santos Dumont e o auge internacional da Embraer.

Além dessas exposições, a Estação Ciência estará oferecendo diversas outras atividades e exposições na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que podem ser conferidas no site http://www.eciencia.usp.br/


Data: 02/10/2006