1º Campeonato Baiano de Robôs Autônomos - Modalidade Sumô de Robôs

Evento vai de 16 a 21 de outubro

A primeira edição do evento traz a modalidade Sumô de Robôs (foto) e promete, através da relação esporte e ciência, projetar em pequenas máquinas a energia que faz gerar, agitar e entreter torcidas.

A motivação para criação deste novo entretenimento na Bahia vem de um grupo multidisciplinar formado por professores, estudantes universitários e profissionais liberais que se dedicam ao desenvolvimento de pesquisas, projetos e atividades nas áreas de computação, robótica e automação.

Este grupo, nomeado de Grupo de Robótica Aplicada da Bahia (GRA-Ba), vislumbrou, na paixão nacional por esporte, uma forma de tornar a exposição de projetos desenvolvidos e conhecimentos adquiridos mais atraente e interessante para um público bastante diversificado formado por crianças, pais e estudantes de áreas afins à engenharia.

A idéia, em um segundo argumento, através do espírito competitivo, provoca outros grupos que, de forma bastante saudável, responde com desenvolvimento e aplicação de ciência e tecnologia.

A modalidade Sumô de robôs, seguindo regras dos campeonatos internacionais e os princípios da disputa oriental, exige que dois robôs sejam dispostos no centro de uma arena circular de 1,6 m de diâmetro, superfície emborrachada em preto e limitada por uma linha branca.

Vence aquele que empurrar o outro para fora da arena. Para isso, o robô deverá, de forma totalmente autônoma, ou seja, sem nenhuma intervenção do homem, identificar o oponente, empurrá-lo e, principalmente ser capaz de identificar os limites da arena (em branco) para não se "suicidar".

A grande diferença da competição real está nos lutadores que, ao invés de pesarem mais de 100 quilos, devem pesar no máximo três quilos.

O grupo, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de tecnologia aplicada na Bahia, segue a política de disponibilizar o conhecimento adquirido para que outros grupos possam conhecer, se estimular e dar continuidade ao ciclo evolutivo almejado.

Organizador do evento, o GRA-Ba solicita das equipes inscritas toda documentação do projeto e principalmente todo o material desenvolvido para exposição.

Esta exposição acontecerá, durante toda a semana anterior ao combate, como um outro evento, no Shopping Iguatemi Salvador com stands mostrando os "lutadores" e descrevendo as tecnologias utilizadas.

Com o apoio da Secretaria Estadual de CT&I e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), estes dois eventos estarão vinculados como atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O GRA-Ba fará do CBRA 2006 uma prévia para o II Campeonato de Robôs idealizado e concretizado pelo Ramo Estudantil IEEE da Faculdade de Tecnologia e Ciência.

Este evento acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro e promete dar continuidade ao processo. Os dois eventos juntos estarão somando cerca de R$ 4.000,00 em premiação.

O objetivo é, através de equipamentos, componentes eletrônicos e montantes em dinheiro, incentivar a utilização desta premiação nos projetos e alimentar a evolução tecnológica dos grupos.

Com a premiação espera-se também estimular o surgimento de novas equipes e a evolução das equipes presentes para categorias mais desenvolvidas como, por exemplo, o "Futebol de Robôs", já prevista para futuras edições.

Para 2007, o GRA-Ba espera colher os frutos deste desafio e idealiza trazer outras modalidades praticadas em campeonatos nacionais e internacionais.

Segundo componentes do grupo, o I Campeonato Baiano de Robôs Autônomos promete dar um show: "Nos surpreendemos a cada inscrição com a organização das equipes e com a robustez dos robôs", menciona Antônio Miranda, integrante do GRA-Ba. O grupo acrescenta que já conta com 9 Robôs já inscritos: Macarrão, Honda, Sete, Krapos, Armlock, Kiones, Mamute, Yokozuna e PHI.

Mais informações no site http://www.igara.com.br/CBRA2006, ou no blog http://www.roboticaaplicada.zip.net.

Data: 29/09/2006