Inscrições para Bolsas do Programa Alßan podem ser feitas até dezembro

Objetivo é que em 2010 cerca de 3.900 estudantes e profissionais latino-americanos tenham sido beneficiados pelo programa

Até o dia 22 de dezembro, os interessados em concorrer a bolsas de estudos de mestrado e doutorado do Programa Alßan poderão se candidatar. Esta é a 5ª convocatória do programa para o ano acadêmico 2007/2008.

A iniciativa é fruto da Comissão Européia que, em 2002, adaptou o programa para atender a América Latina. O objetivo é que em 2010 cerca de 3.900 estudantes e profissionais latino-americanos tenham sido beneficiados.

O Programa Alßan permite que estudantes e profissionais latino-americanos, futuros acadêmicos e quadros diretivos nos seus países beneficiem da excelência do ensino superior na União Européia.

Os primeiros beneficiados pelo Alßan começaram os seus estudos de pós-graduação ou de especialização no ano acadêmico 2003/2004.

Os períodos de educação e formação têm uma duração que varia de seis meses a três anos, dependendo do tipo de projeto e nível de formação previstos.

A contribuição financeira da União Européia para as bolsas será de 75 milhões de euros.

O Programa Alßan tem como objetivo principal reforçar a cooperação entre a União Européia e a América Latina na área de ensino superior e engloba estudos de pós-graduação e de formação de alto nível para profissionais e futuros quadros diretivos latino-americanos, em instituições ou centros na União Européia.

As candidaturas em papel devem ser enviadas pelos Correios até 11 de dezembro de 2006 e as candidaturas eletrônicas devem ser submetidas até 22 de dezembro de 2006.

Para mais informações sobre o processo de candidatura, consulte o texto integral da Convocatória para Candidaturas a Bolsas 2007 no endereço http://www.programalban.org/m1/1158917064callapplic2007pt.pdf

Data: 29/09/2006