topo_cabecalho
Califórnia sai na frente contra aquecimento

Estado é 1.º dos EUA a ter regras de redução de emissões de gases

O governador da Califórnia, o ex-Exterminador do Futuro Arnold Schwarzenegger, assinou ontem uma lei com o objetivo de limitar a emissão de gases do efeito estufa por refinarias e outras indústrias.

A Califórnia se transforma no primeiro Estado americano a tomar medidas legais de combate ao aquecimento global.

O país, maior emissor de gases do efeito estufa, não ratificou o Protocolo de Kyoto, acordo mundial para evitar mudanças climáticas extremas, com metas de redução da emissão de gases até 2012.

Com a lei aprovada, a Califórnia se compromete a tomar medidas para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 25%, até 2020. A meta é voltar aos mesmos níveis de emissão registrados no começo dos anos 90.

'Começamos uma nova era, valente, de proteção ambiental na Califórnia, que mudará o rumo da história', disse Schwarzenegger, durante a promulgação da lei estadual, em evento realizado na Ilha do Tesouro, na baía de São Francisco.

Ele estava acompanhado pelo prefeito de São Francisco, Gavin Newsom, pelo governador de Nova York, George Pataki, e por deputados e senadores do partido democrata.

'É uma dívida que tínhamos com nossos filhos e netos. Agora poderemos salvar nosso planeta e impulsionar a economia', acrescentou Schwarzenegger.

A iniciativa recebeu aplausos do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que participou, por videoconferência, do ato de aprovação da lei.

'A iniciativa terá eco no mundo inteiro', disse Blair, que visitou o Estado americano em julho. Na ocasião, Schwarzenegger agradeceu o apoio e aproveitou para criticar a ineficácia da política americana para controle de mudanças climáticas.

'Não vamos esperar o governo federal para tomar medidas enérgicas contra o aquecimento', disse na época.

Blair acrescentou ontem que a lei californiana 'é um trunfo para salvaguardar o futuro do planeta e fortalecer a economia de modo sustentável'.

Schwarzenegger promete incentivos às empresas que apostem em tecnologias limpas.

E, em breve, deve sancionar outra lei ambiental, que proibirá as grandes empresas da Califórnia de assinar contratos de longa duração com parceiros que não cumpram os requisitos ambientais que vigoram no Estado.


Data: 28/09/2006