Fapesq divulga aprovados para bolsas de Iniciação Científica Júnior

130 alunos da rede estadual de ensino receberão bolsas de R$ 100

A Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) divulgou a relação dos 130 estudantes do Ensino Médio, da rede estadual de ensino, aprovados para bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior.

O programa, do CNPq, destinou para a Paraíba recursos na ordem de R$ 156 mil.

Foram classificados 282 alunos, de um total de 349 inscritos de escolas das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Lagoa Seca, Cuité, Areia, Sousa e Patos, onde há unidades acadêmicas de ensino superior, que obtiveram a média mínima 8,0, exigida pelo programa do governo federal.

Os recursos do CNPq são destinados ao pagamento de 130 bolsas no valor de R$ 100 cada, pelo período de um ano. Os estudantes convocados começam suas atividades a partir do dia 2 de outubro próximo.

A assinatura dos termos de outorga para concessão das bolsas de estudos ocorrerá logo após o início dos trabalhos.

Os demais classificados vão ficar na lista de espera e podem ser convocados mediante a desistência e/ou desclassificação de algum bolsista. Os remanescentes serão convocados de acordo com a pontuação alcançada.

Dos 130 bolsistas que estão sendo convocados se classificou em primeiro lugar Denise da Silva Ramos, da Escola Mestre Júlio Sarmento, em Sousa, com a média 9,88.

Este ano, chama atenção a alta média alcançada pelos inscritos. Dos 130 convocados a menor média é 9,22.

Este é o terceiro ano que o Pibic Júnior beneficia estudantes da rede pública com bolsas de iniciação científica e pelo terceiro ano respectivamente as melhores médias ficaram para alunos de Sousa.

Os alunos da rede estadual de ensino desenvolvem durante o período de vigência da bolsa pesquisas em instituições de ensino superior localizadas na Paraíba.

A iniciativa tem dado oportunidade a mais de 350 jovens paraibanos ingressarem no mercado de trabalho, com a experiência adquirida no meio acadêmico.

A lista completa dos 130 convocados está disponível no site da Fapesq (http://www.paraiba.pb.gov.br), em Indiretas.

Data: 27/09/2006