Representantes das universidades federais conhecem nova plataforma de dados

O Ministério da Educação apresentou nesta terça-feira, 26, a Plataforma de Integração de Dados das Instituições Federais de Ensino Superior (PingIfes) a técnicos de universidades públicas. O objetivo do novo sistema é integrar dados das 55 instituições federais de ensino superior do País oferecendo, assim, subsídios para a gestão das universidades e a definição de políticas públicas.

A Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) está implantando um procedimento de verificação dos bancos de dados das Ifes. A iniciativa busca garantir a idoneidade das informações e padronizar os sistemas que hoje são desenvolvidos isoladamente em cada instituição. O PingIfes facilitará o acesso e o cruzamento dos dados.

Três profissionais, sendo um responsável pela universidade a ser avaliada e dois analistas de Ifes distintas, farão a análise dos dados de alunos, tais como: ingressos, diplomação, evasão, entre outros. Os técnicos emitirão relatórios apontando possíveis distorções a serem corrigidas, antes que as informações sejam inseridas na nova plataforma.

A apresentação do projeto de lei do orçamento do MEC é feita com base nos dados do último Censo da Educação Superior, o que gera uma defasagem. Com o PingIfes, o problema será corrigido devido à constante atualização do sistema.

Data: 27/09/2006