Bahia cria doutorado multi-institucional em Ciência da Computação

O setor de Tecnologia da Informação (TI) no estado da Bahia acaba de receber o reforço de um doutorado multi-institucional em Ciência da Computação

O curso, recém aprovado pela Capes, foi lançado sexta-feira (22), na reitoria da Universidade Federal do Estado da Bahia (Ufba), numa ação conjunta com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Salvador (Unifacs). A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesb).

De acordo com o secretario de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Lucchesi, o doutorado representará um reforço significativo ao setor de TI, que está em ampla ascensão na Bahia. "O curso de doutorado propiciará aos pesquisadores desenvolver seus projetos no estado, beneficiando não só o ambiente de pesquisa baiano, como também o ecossistema das empresas de TI que vão contar agora com profissionais melhor qualificados".

Segundo o diretor geral da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesb), Alexandre Pauperio, a área de TI precisava de um curso de formação de alto nível. "Essa ação não seria possível sem a cooperação entre as três instituições de ensino envolvidas. Temos a certeza que não só os pesquisadores, mas todo o estado será beneficiado com essa iniciativa".

As inscrições do doutorado acontecerão entre os dias 16/10 e 1/12, com um processo de seleção para o preenchimento das 10 vagas inicialmente oferecidas. A previsão é que a lista de aprovados seja divulgada no dia 21 de dezembro, e o inicio das aulas ocorra em março de 2007.

"O doutorado multi-institucional foi criado a partir da necessidade de fornecer suporte aos cursos de graduação existentes, além de suprir a demanda acadêmica por formação de doutores principalmente nas áreas de Sistemas Distribuídos, Redes e Engenharia de Software, agregando os melhores quadros das três instituições que contam, juntas, com cerca de 40 doutores em atividade", afirma o coordenador do curso, Raimundo Macedo.

Para Macedo, o curso possibilitará a criação de um pólo de geração de mão-de-obra qualificada de alto nível na área de TI no estado. "Esperamos que essa ação possa contribuir para uma melhor graduação dos engenheiros e cientistas de computação, beneficiando não só as empresas de TI, mas todo o estado".

Data: 26/09/2006