topo_cabecalho
CNPq avalia projetos e apresenta impacto dos resultados alcançados para sociedade

O CNPq decidiu aperfeiçoar o processo de avaliação dos projetos apoiados por seus editais, para suprir as necessidades requisitadas pelos Comitês Gestores dos Fundos Setoriais, financiadores de diferentes ações

Desenvolveu-se então uma metodologia para identificar os impactos tecnológicos, científicos, industriais e ambientais dos resultados.

Pioneiros no novo processo de avaliação, acompanhamento e assessoramento dos projetos de editais temáticos, a Diretoria de Programas Temáticos e Setoriais (DPT) do CNPq concluiu recentemente a avaliação do primeiro edital nessa nova linha.

Tradicionalmente, os coordenadores e bolsistas enviam relatórios técnicos da execução do projeto, mostrando os resultados, conclusões e produtos obtidos.

A avaliação apenas por meio desses relatórios não permitia uma visão mais geral das ações, voltadas para temas específicos de determinados projetos.

O edital FVA/PNI/CNPq nº 02/2003, lançado em 2003 e concluído ao final de 2005, foi o primeiro a realizar a avaliação dos impactos de investimento, utilizando-se do novo método.

Direcionado a apoiar a gestão de incubadoras de empresas, foram financiados por esse edital, com recurso global de mais de R$ 3 milhões, do CNPq e do Fundo Verde e Amarelo, 46 projetos de incubadoras em todo país.

Os resultados obtidos e a avaliação do edital FVA/PNI/CNPq na íntegra foram publicados na revista Locus, da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Outros editais avaliados

Orientado pelos resultados do processo de avaliação do edital de incubadoras, o CNPq, após adaptações e aperfeiçoamentos, já está aplicando o novo método de avaliação, acompanhamento e assessoramento de projetos (A,A&A) em outros editais e ações induzidas financiados pelos diferentes Fundos Setoriais.

O edital MCT/SEAP-PR/CNPq/CT-AGRONEGÓCIO nº 02/2003 será o próximo a publicar o relatório final, resultante do processo de A,A&A. Foram apoiados 22 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em aqüicultura no agronegócio, executados no período de 2003 a 2005.

Em uma abordagem mais geral dos resultados obtidos com o edital de agronegócio, foi constatado que a preocupação com a contribuição científica dos projetos foi o fator que recebeu maior atenção dos coordenadores dos projetos avaliados.

Os impactos ambientais, econômicos e tecnológicos também foram bem avaliados, e a menor ênfase foi dada aos impactos comercial/industrial e social.

Estes resultados mostram que as aplicações de recursos de diferentes fundos se tornaram importantes instrumentos de fomento público das atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que, além de injetar novos recursos no sistema, promovem o fortalecimento da parceria entre os setores públicos e privados, financiando projetos seja de viés científico ou tecnológico, mas de clara conotação aplicada, voltados ao atendimento dos anseios sociais.

Os resultados

Com os resultados das primeiras avaliações dos editais, o CNPq constata que os objetivos do atual processo estão sendo atendidos satisfatoriamente, oferecendo uma visão geral das ações voltadas a temas específicos e avaliação em conjunto dos projetos apoiados em editais temáticos.

Alguns projetos considerados mal avaliados, utilizando-se dos relatórios e respostas do questionário, devido a prováveis equívocos respondidos pelos coordenadores, apresentaram resultados positivos, só detectados durante as visitas in loco.

A sistemática de avaliação está sendo continuamente aperfeiçoada a partir dos resultados obtidos em cada um dos seus ciclos de avaliação.

Leia a matéria da revista Locus:
http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2006/pdf/0920_locus.pdf


Data: 26/09/2006