topo_cabecalho
Capes começa avaliação anual dos cursos de pós-graduação

Até novembro, 600 consultores da Capes/MEC estarão avaliando o desempenho, em 2005, de 3.572 cursos de mestrado, doutorado e mestrado profissional, distribuídos em 45 áreas do conhecimento. O acompanhamento anual é parte integrante de uma avaliação trienal, informou Márcia Valentim, da Coordenação-Geral de Acompanhamento e Avaliação da Capes.

"Sua proposta não é dar notas, e sim fazer um acompanhamento orientado, de forma a evitar surpresas no período da avaliação trienal", diz Márcia. "É uma oportunidade de abrir espaço de diálogo junto aos cursos, orientando e auxiliando na superação de possíveis problemas", explica.

A área de biológicas I, formada pelas subáreas de zoologia, botânica, genética, biologia geral e oceanografia biológica, finalizou, na sexta-feira, 22, a análise de 100 programas. De acordo com o coordenador da área, Adalberto Val, o trabalho dos 26 consultores envolveu a análise de cada um dos programas pelas subcomissões, seguida por uma apresentação dos resultados, para eventuais críticas e sugestões.

Além da comissão de ciências biológicas I, também participaram do processo de avaliação, as comissões de ciências biológicas II, e astronomia e física. Nesta semana, estão em Brasília as comissões das áreas de sociologia, engenharias I, filosofia, teologia, ensino de ciências e matemática, e ecologia.


Data: 26/09/2006