Exposição Alberto Santos Dumont - E o mais pesado que o ar, em Vitória

A abertura será nesta segunda-feira, 25, às 19h, na Galeria de Arte e Pesquisa - Centro de Vivência/Ufes

A Universidade Federal do Espírito Santo e o MCT, no ano do centenário do vôo do 14 bis, trazem para o espírito Santo a exposição Alberto Santos Dumont - e o mais pesado que o ar, que descreve a construção do aeroplano até seu instante memorável, em 23 de outubro de 1906, quando o pai da aviação realizou o primeiro vôo reconhecido de um aparelho mais pesado que o ar.

Em 20 painéis com 60 imagens inéditas e restauradas, é possível conhecer algumas das invenções do cientista brasileiro que revelou ao mundo, no século passado, o resultado de um trabalho criativo e inovador.

Também constam da mostra um painel iconográfico sobre a vida e obra do inventor, desde os estudos de dirigibilidade dos balões até os primeiros vôos do avião, e o trabalho de recuperação e restauração das imagens de época.

Foi esse trabalho, realizado pelo fotógrafo e designer Ricardo Tilkian, que permitiu a redescoberta de detalhes que haviam sido apagados pelo tempo. Uma maquete em escala 1:10 do 14 bis dá um charme extra à exposição.

A mostra foi produzida pelo Instituto Cultural EcoEconômico Espírito Santo, para o Ministério de Ciência e Tecnologia, e contou com a supervisão e o apoio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social.

Esta atividade faz parte da comemoração dos 10 anos do Núcleo de Ciências: Programa de Difusão e Popularização das Ciências da Pró-Reitoria de Extensão da Ufes.

A coordenação da Semana é feita por José Ballester - Núcleo de Ciências /Ufes e Luis Fernando Schettino - Ufes/MCT - ES

Mais informações nos fones (27) 3335-2332 / 3335-7877.

Data: 22/09/2006