topo_cabecalho
Ministério da Cultura lança em Belo Horizonte o Prêmio Culturas Indígenas

Inscrições podem ser feitas até 18 de novembro

Será lançado neste sábado, 23 de setembro, em Belo Horizonte, o Prêmio Culturas Indígenas - edição Ângelo Cretã, iniciativa do Ministério da Cultura, através de sua Secretaria da Diversidade e Identidade Cultural, e da Associação Guarani Tenondé Porã.

Patrocinado pela Petrobras, o prêmio se destina a ações de fortalecimento cultural ocorridas nos últimos cinco anos, ou em processo de execução há, no mínimo, um ano. A cerimônia de lançamento do projeto acontece, às 14 horas, no Centro Cultural UFMG (Avenida Santos Dumont, 174 - Centro).

As inscrições podem ser feitas até 18 de novembro, através dos Correios e da internet (http://www.cultura.gov.br/premioculturasindigenas).

"Serão premiadas comunidades que trabalham para que suas tradições fiquem mais fortes e sejam transmitidas aos mais jovens", explica Mauricio Fonseca, coordenador do Prêmio, que veio a Belo Horizonte para o lançamento da iniciativa.

O edital com as regras da premiação foi publicado no Diário Oficial da União do dia 20 de setembro. Neste sábado, o Prêmio será apresentado às lideranças indígenas de Minas Gerais.

Segundo o Instituto Sócio-Ambiental (ISA), existem, no Brasil, cerca de 370 mil índios divididos em 220 povos, que falam mais de 180 línguas diferentes.

Essa parte da população brasileira reivindica, há tempos, políticas públicas para sua produção cultural. A resposta às comunidades veio na forma do Prêmio Culturas Indígenas, que vai selecionar, até o final do ano, através de edital público, oitenta iniciativas de comunidades e organizações indígenas brasileiras, voltadas para o fortalecimento das expressões culturais desses povos.

Cada selecionado receberá um prêmio bruto de R$ 15 mil.

As iniciativas ou ações que permitem inscrição ao Prêmio dizem respeito a religião, rituais e festas tradicionais; língua indígena, mitos, histórias e outras narrativas orais; músicas, danças e cantos; alimentação; artesanato; educação e práticas educacionais que valorizem as culturas indígenas, arquitetura tradicional; pinturas corporais, desenhos, grafismos e outras categorias de expressão simbólica; jogos e brincadeiras; áudio-visual: cds, cinema, vídeo ou outros meios eletrônicos; teatro e histórias encenadas e textos escritos.

Dúvidas sobre o preenchimento da ficha de inscrição podem ser esclarecidas pelo telefone 08007740240, através do e-mail premioculturasindigenas@uol.com.br ou pelos telefones (11) 3101-1365, 3101 2432 ou 3101-2374 .

Mais informações sobre o Prêmio no site:
http://www.cultura.gov.br/premioculturasindigenas.


Data: 22/09/2006