topo_cabecalho
Inaugurado auditório para 160 pessoas no Centro de Saúde e Tecnologia Rural da UFCG

Em solenidade que contou com a presença do Reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 22, um auditório no Centro de Saúde e Tecnologia Rural – CSTR, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, campus de Patos, PB, com capacidade para abrigar 160 pessoas, sentadas. O auditório tem o nome do ex-professor Paulo Roberto Facin, falecido em acidente automobilístico em 18 de agosto de 1992, no Estado de São Paulo. O professor Facin também foi Diretor do Hospital Veterinário e Chefe do Setor de Cirurgia e Radiologia do citado Hospital.

 

Um total de 200 mil reais foi investido na construção do auditório, cujos recursos foram provenientes de Emendas Parlamentares de autoria do Deputado Federal Luiz Couto, que estava presente à solenidade. O auditório está localizado próximo ao portão de entrada do Centro e fica ao lado da sede da ADUFPB-Patos, do SINTESPB, e de frente para a BR-PB110.

 

Participaram da solenidade, dentre outros, o Vice-reitor Edílson Amorim, o Diretor do CSTR, professor Paulo de Melo Bastos, e a Vice-diretora, Ana Célia Rodrigues Ataíde, o Pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões, o Pró-Reitor de Administração, Alexandre Gama, o ex-diretor do CSTR, professor Carlos Enrique Peña Alfaro, professores, funcionários e estudantes, além de convidados.

 

Todos os discursos foram voltados para a importância que este novo espaço físico tem para abrigar diversas atividades acadêmicas envolvendo as áreas de ensino, pesquisa e extensão. O Reitor cumprimentou os presentes à solenidade e falou das ações que a Universidade e a Direção do Centro têm desenvolvido para oferecer mais apoio às atividades acadêmicas, sendo o auditório um espaço neste sentido.

 

O Diretor do Centro, professor Paulo Bastos, disse em seu discurso que a construção do auditório “se reveste de um significado especial, e é de fato um momento emblemático por se tratar da realização de um sonho acalentado há bastante tempo, e este era um anseio antigo da comunidade”.

 

O auditório vai ser utilizado pela comunidade acadêmica para a realização de seminários, congressos, encontros, conferências, e poderá também ser usado pela comunidade da cidade de Patos.

 

O espaço foi construído numa área de 298,33 m², sendo responsável o engenheiro Djalma de Lima e Costa, que faz parte do quadro técnico-administrativo da Prefeitura Universitária da UFCG, cuja sede fica no campus de Campina Grande.

 

Saiba mais sobre o professor Paulo Roberto Facin

 

O professor Facin nasceu no dia 14 de outubro de 1954 em São Gabriel, Rio Grande do Sul, filho de italianos. Concluiu o curso de graduação em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Sta. Maria – UFSM. Especialista em Radiologia, terminou seu mestrado em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Em 1990 transferiu-se para Botucatu, São Paulo, para fazer doutorado em Medicina Veterinária, na Faculdade de Medicina Veterinária Izootecnia da UNESP, em Botucatu, quando faleceu. Era concursado pela então Universidade Federal da Paraíba - UFPB (campus VII – Patos), onde exerceu atividades docente e administrativa.


Data: 22/09/2006