Pesquisadores da UFV desenvolvem aparelho que otimiza o uso da água para irrigação

Pesquisadores da UFV, liderados pelo professor Rubens Alves de Oliveira, do Departamento de Engenharia Agrícola, desenvolveram um equipamento que representa uma alternativa viável para superar as dificuldades enfrentadas por agricultores familiares e médios produtores na aquisição de equipamentos utilizados no manejo da água de irrigação.

Trata-se do Irrigâmetro, nova tecnologia a ser usada no setor, cuja patente está depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial em nome da UFV.

Como informa o professor Rubens, o Irrigâmetro é um equipamento de fácil operação e seu custo é estimado em apenas R$1.590,00, muito aquém dos aparelhos de irrigação disponíveis no mercado.

Permite computar a efetividade da chuva e fornecer prontamente ao produtor a informação desejada, ou seja, o tempo de irrigação ou a velocidade de deslocamento do sistema de irrigação, sem a necessidade de fazer cálculos.

Ao desenvolver o aparelho, os pesquisadores levaram em conta o fato de, no Brasil, a agricultura irrigada demandar cerca de 65% da água usada nas diversas atividades humanas.

Na maioria das áreas irrigadas é comum observar ausência de manejo racional da água, geralmente resultando em aplicação excessiva, com desperdício de água e energia, além da ocorrência de problemas ambientais, ou em deficiência hídrica para as plantas, com baixa produtividade e prejuízos econômicos ao produtor.

Práticas adequadas de irrigação contribuem para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos agrícolas, para minimizar o uso de água e preservar os recursos hídricos.

Na descrição do professor Rubens, o Irrigâmetro é um aparelho evapo-pluviométrico que aglutina toda a ciência relacionada com o manejo da irrigação no que se refere às características da cultura, do solo, do clima e do sistema de irrigação, visando otimizar o uso da água na agricultura irrigada.

Essa otimização, diz ele, é importante para a sociedade como um todo, tanto do ponto de vista ambiental, economizando água e energia e evitando degradação do meio ambiente, quanto do ponto de vista social, ao possibilitar a incorporação principalmente do pequeno irrigante ao processo de manejo da água de irrigação.

Do ponto de vista econômico, o aparelho possibilita aumento da renda do produtor rural, pela redução de custos e pelo aumento da produtividade das culturas, disponibilizando alimentos de melhor qualidade.

Quando e quanto

O manejo da irrigação consiste em determinar o momento de irrigar e o tempo de funcionamento de um equipamento de irrigação, ou a sua velocidade de deslocamento, com a finalidade de aplicar a quantidade de água necessária ao pleno desenvolvimento da cultura, ensina o professor Rubens.

No caso do Irrigâmetro, a tecnologia empregada é única no mundo, na medida em que introduz grande simplicidade no manejo da água, ao responder às duas questões básicas do manejo da irrigação, disponibilizando prontamente ao produtor o momento de irrigar e a lâmina de água necessária à cultura, indicando o tempo de irrigação ou, no caso de uso de pivô central ou sistema linear, a velocidade de rotação do equipamento.

Em condições de manejo da irrigação com uso do Irrigâmetro, o produtor não precisa ter conhecimento técnico, nem preencher tabelas, adquirir computador e programa computacional. Não necessita, sequer de efetuar cálculos, pois são muito complexos para a quase totalidade dos irrigantes brasileiros.

No caso de ocorrência de chuva, a lâmina precipitada é medida e computada facilmente pelo operador do Irrigâmetro, sabendo-se, em seguida, se ela foi suficiente ou não para suprir o déficit hídrico até então existente no solo, também sem a necessidade de fazer cálculos.

O pesquisador enfatiza a facilidade de operação do equipamento: consiste simplesmente em abertura e fechamento de válvulas nele existentes, obedecendo-se a uma seqüência predefinida.

É um aparelho preciso e de alta versatilidade, podendo ser ajustado para fornecer diretamente a evaporação, a evapotranspiração de referência ou a evapotranspiração da cultura, em qualquer estádio de seu desenvolvimento.

Além disso, pode ser usado no ensino básico e médio, possibilitando que os professores de ciências mostrem aos estudantes a ocorrência e a quantificação de fenômenos naturais, tais como evaporação e transpiração vegetal.

Pode ser usado como instrumento facilitador da relação ensino-aprendizado nos níveis técnico e superior nas áreas de Meteorologia, Hidrologia e Ciência da Irrigação.

Os parceiros da UFV no desenvolvimento e na difusão do Irrigâmetro são o CNPq, Fapemig, Sebrae-MG, Sebrae Nacional, Codevasf, Emater-MG, Coopadap e Univale.

Data: 21/09/2006