topo_cabecalho
Eclipse parcial do Sol pode ser visto nesta sexta-feira

Primeiro contato da sombra lunar com o disco solar ocorrerá às 6h05, com término às 8h59. Sem nebulosidade, poderá ser observado do Litoral ao Sertão. Próximo eclipse acontecerá em 2013

Vale a pena acordar mais cedo amanhã para ver a luz do Sol sucumbir à sombra da Lua. É que o próximo eclipse parcial do Sol visível de Pernambuco apenas ocorrerá em 2013.

Os astrônomos, no entanto, advertem: não se deve olhar diretamente para o céu sem a ajuda de equipamentos de proteção, sob pena de prejudicar a visão.

A observação indireta do fenômeno pode ser feita com a ajuda de instrumentos caseiros, como uma panela cheia d'água ou uma cartolina perfurada.

Para quem prefere desfrutar o fenômeno com orientação técnica, uma equipe do museu Espaço Ciência estará no Alto da Sé, em Olinda, a partir das 6h20.

O ápice do eclipse, ou totalidade, como preferem os cientistas, será às 7h25.

O último eclipse parcial do Sol visível no Estado ocorreu em março deste ano. Sem nebulosidade, o fenômeno astronômico poderá ser observado do Litoral ao Sertão.

Mas se houver nuvens será difícil ver o Sol sendo coberto pela sombra da Lua. De acordo com o coordenador de Astronomia do Espaço Ciência, Fábio Araújo, 70% da estrela em torno da qual giram os planetas do Sistema Solar ficarão cobertos pela sombra do satélite natural da Terra.

Um eclipse parcial, também chamado de anular, ocorre quando a Lua fica posicionada entre a Terra e o Sol, impedindo que a luz solar chegue até nós.

O primeiro contato da sombra lunar com o disco solar ocorrerá às 6h05. A máxima totalidade será às 7h25. O término do fenômeno está previsto para as 8h59.

Em Olinda, os observadores que optarem por acompanhar o fenômeno com a ajuda de monitores terão à disposição filtros solares.

No oitão da catedral, a imagem do fenômeno será ainda projetada por espelho com o uso de instrumentos ópticos como binóculos, lunetas e telescópios.

Instrutores do Espaço Ciência prestarão informações aos visitantes.

"O Sol é a estrela mais próxima de nós e estudar todos os fenômenos que o envolvem é de fundamental importância para o entendimento de como os astros evoluem, desde o nascimento até a morte", considera Fábio Araújo.

"Além disso, observar um eclipse solar é um dos mais belos espetáculos que a natureza nos proporciona", diz o astrônomo amador.

Ele adianta que o Sol ficará ocultado, mas a coroa solar estará à mostra, formando um grande anel.

O evento poderá ser visto como parcial em boa parte da América do Sul, incluindo a maioria do território brasileiro.

A cidade de Oiapoque, no extremo norte do Estado do Amapá, será a única no Brasil em que o eclipse poderá ser visto na sua totalidade.


Data: 21/09/2006