Pesquisador do Inpa é o segundo mais citado no mundo

Em pesquisa feita por Instituto internacional, o cientista Philip Fearnside foi considerado o segundo mais citado sobre o tema aquecimento global

O ecólogo Philip M. Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), foi identificado como o segundo cientista mais citado do mundo sobre o tema aquecimento global.

A notícia foi divulgada pela Thomson ISI, (Instituto para a Informação Científica, em inglês). O ISI mantém o principal banco de dados de periódicos científicos internacionais e é responsável pela publicação da Science Citation Index, Current Contents e outros índices de citações que medem o impacto e as interconexões de diferentes estudos, investigadores, instituições e países.

"O ISI faz uma seleção dos temas considerados 'mais quentes' nos últimos 10 anos, e o aquecimento global foi identificado como um deles. A partir daí, é feito o levantamento de quais pesquisadores se destacam, por meio de citações em revistas indexadas, na área", explica Fearnside. O cientista mais citado foi John Mitchell, do Escritório Meteorológico do Reino Unido.

"É uma honra com pouquíssimos paralelos, sendo que o aquecimento global é uma das principais ameaças ao planeta e há dezenas de milhares de cientistas no mundo pesquisando sobre este assunto", revela o pesquisador.

Segundo ele, citações a trabalhos científicos representam um tipo de moeda corrente na academia, servindo como indicador do impacto de cada estudo. Neste caso, somente publicações de 1996 em diante foram consideradas na análise do ISI.

Os indicadores essenciais de ciência identificaram 19 trabalhos de Fearnside sobre o aquecimento global que foram citados 530 vezes, sendo incluso no registro dele no banco de dados 47 trabalhos citados 808 vezes até hoje. Sua obra total já se aproxima da casa dos 400 trabalhos.

Há 21 anos, o pesquisador desenvolve estudos em torno do cálculo da emissão de gases causadores do efeito estufa à atmosfera.

Antes mesmo da formação do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) e do estabelecimento do Protocolo de Kyoto, Philip era praticamente o único a manipular esse tipo de informação na Amazônia.

"As citações aos meus trabalhos refletem o interesse das pessoas sobre o tema aquecimento global. Quer dizer que, de alguma forma, estão utilizando os dados por mim gerados", diz o ecólogo.

Ele explica que suas pesquisas estão contempladas nos relatórios gerados pelo IPCC, cujo objetivo é avaliar a informação científica, técnica e socioeconômica disponível no campo de mudança climática, sob regência da Organização Mundial de Meteorologia e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Participam no IPCC mais de dois mil cientistas de todas as partes do mundo. "A publicação nos relatórios oficializa as pesquisas. Os resumos são aprovados linha por linha pelos Governos", ressalta.

Todo esse arcabouço científico, se utilizado de forma plena, serve para fundamentar as negociações em torno de políticas públicas para as questões do clima.

Histórico

Philip Fearnside é pesquisador titular no Depto. de Ecologia do Inpa desde 1978.

Seu trabalho enfoca os serviços ambientais da floresta amazônica, entre os quais ele acredita que evitar o efeito estufa seja a melhor opção para motivar um fluxo monetário que poderia competir com a economia baseada na destruição de florestas que predomina na Amazônia hoje.

As pesquisas sobre o aquecimento global encabeçadas pelo pesquisador e sua equipe contribuíram para reduzir as incertezas que cercam as proporções das emissões e captações de gases de efeito estufa, tais como o gás carbônico e o metano, através de processos como o desmatamento, a exploração madeireira, os incêndios florestais e a inundação por de represas hidroelétricas.

Ele também contribuiu, de diferentes maneiras, com debates sobre como os impactos de emissões são contabilizados, e como evitar estes impactos poderia se tornar a base para uma economia alternativa na Amazônia baseada no valor dos serviços ambientais da floresta.

Data: 21/09/2006