UFCG promove Semana de Ciência e Tecnologia no campus de Cajazeiras

De 4 a 5 de outubro, está programada para acontecer a II Semana de Ciência e Tecnologia da UFCG, campus de Cajazeiras, localizado na Região do Sertão da Paraíba. A agenda insere mesa-redonda, seminários e oficinas. Quem promove a Semana é a Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza do Centro de Formação de Professores - CFP. Professores e estudantes podem fazer suas inscrições na Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências - Habilitação em Física até o dia 31 de setembro de 2005.

Se você deseja participar da Semana, veja como está organizada a programação:

Dia 04 de outubro, às 9h, no auditório do CFP, haverá mesa redonda sobre A água no ensino das ciências naturais na educação básica, com a participação dos: professores Rafael de Lima Rodrigues, Manoel Deodato dos Santos e Pedro Barbosa da Silva Filho. Esta mesa-redonda é destinada a professores da educação básica e estudantes do curso normal e das licenciaturas.

No dia 05, às 8h, no auditório da biblioteca municipal Castro Pinto, haverá seminário O Ensino da Física no âmbito da Educação do Campo: o caso da Termodinâmica, com o professor Rovilson José Bueno, sendo um momento importante para formação dos educadores das escolas do campo vinculadas à Secretaria Municipal de Educação de Cajazeiras.

Dia 05, às 8h, no auditório do CFP, seminário sobre as Olimpíadas de Astronomia e Olimpíadas de Física, com o professor Rafael de Lima Rodrigues. O Seminário é aberto a professores e estudantes da Educação Básica.

Ainda no dia 05, às 8h, no auditório do CFP, o último seminário, que tem como tema A água, com o professor Manoel Deodato dos Santos. É aberto a estudantes da Educação Básica.

Nos dias 05 e 06, das 14h às 17h, estão previstas as Oficinas da Física sobre A água, sob coordenação geral do professor Pedro Barbosa da Silva Filho. São 12 oficinas, que funcionarão nas escolas da Educação Básica, cada uma durando três (03) horas, para um número máximo de  trinta (30) estudantes. Serão abordados assuntos sobre propriedades da água segundo a perspectiva científica.

Outras oficinas

Para os dias 08 e 09, estão agendadas duas oficinas especiais Física, sobre o tema Água e Vida, nos Assentamentos da Reforma Agrária Saquinho/Cruzeiro e Fortuna,  no município de Jericó, como atividades do projeto Prolicen 2005 - O Ensino da Física na Educação Básica nas Escolas do Campo, com o apoio da Rede Educação, coordenada pela Comissão Pastoral da Terra no Sertão (CPT/SERTÃO), sob a coordenação do professor Rovilson José Bueno e do estudante associado ao projeto, Marcos Aurélio R. de Paiva.

Data: 27/09/2005