ITA participa da VIII Competição SAE Brasil Aerodesign com três equipes

Participantes foram desafiados a desenvolver e construir protótipos de aviões em escala reduzida que serão avaliados quanto à concepção e desempenho

Entre as 78 equipes inscritas para participar da VIII Competição SAE Brasil AeroDesign, que acontece entre os dias 21 e 24 de setembro em São José dos Campos (SP), estão as três equipes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) - "100 Limites", "Leviatã" e "Montenegro".

Os 37 alunos que participam da competição foram orientados pelos professores Roberto da Mota Girardi, Flávio José Silvestre e André Gomes Cavalieri, da Divisão de Engenharia Aeronáutica do Instituto.

As provas serão disputadas por mais de 800 estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, representando instituições de ensino superior de 13 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, Venezuela e Portugal.

As equipes foram desafiadas a desenvolver e construir protótipos de aviões em escala reduzida que serão avaliados quanto à concepção e desempenho. A primeira etapa é a Competição de Projeto, que será realizada nos Prédios das Divisões de Engenharia Eletrônica e Computação do ITA, no dia 21 de setembro. Nesta prova as equipes realizam apresentações orais dos projetos para a Comissão Técnica, formada por engenheiros da indústria aeronáutica que atuam voluntariamente durante toda a realização do evento.

Nos outros dias os aviões passam por três baterias de vôos na pista de táxi do Aeroporto do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e, de acordo com o regulamento da competição, devem ser capazes de decolar e transportar cargas úteis (barras de chumbo) sempre crescentes, até as condições limite do projeto.

A competição é dividida em duas categorias:

Classe Regular (69 equipes) - as aeronaves são projetadas e construídas somente por estudantes de graduação, devem ter suas dimensões máximas de envergadura, comprimento e altura definidas por um sólido (ou hangar) e possuir um compartimento de carga com as dimensões mínimas de 10,1cm x 15,2cm x 25,4cm. Além disso, os aviões utilizam motor padrão pré-estabelecido pelo regulamento, de 10cc (0,61in), e combustível fornecido pela SAE Brasil.

Classe Aberta (9 equipes) - também participam estudantes de pós-graduação, que devem desenvolver aviões com um ou mais motores, até o limite de 15,08cc (0,92in3), sem restrições dimensionais.

Para as duas classes a distância máxima de decolagem é de 61 metros.

Ao final da competição, as duas melhores equipes da Classe Regular e a melhor equipe da Classe Aberta ganham o direito de representar o país durante a SAE AeroDesign East Competition, que será realizada em 2007, nos Estados Unidos.

Em 2005 e 2006, o Brasil alcançou o primeiro e segundo lugares na Classe Regular e, este ano, o inédito primeiro lugar na Classe Aberta.

Data: 20/09/2006