INT comemora 30 anos de atuação em Desenho Industrial

O Instituto Nacional de Tecnologia está comemorando 30 anos de atuação na área de Desenho Industrial, e, para marcar a data, realiza um ciclo de palestras sobre "A formação e atuação do designer no Brasil", no próximo dia 21 de setembro, das 10 às 18h.

A Divisão de Desenho Industrial do INT foi o primeiro grupo de pesquisa e desenvolvimento em design criado na esfera federal.

Para discutir as atividades relacionadas a pesquisa e projetos, foco das atuações do Instituto, será realizada uma série de palestras para discutir o design nacional e refletir sobre os rumos da pesquisa, ensino e prática profissional, sempre com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos no INT.

Na parte da manhã, o tema abordado é "Ensino e Pesquisa e Design", e contará com a apresentação de professores universitários.

Na etapa referente ao ensino, serão apresentadas as mudanças nos cursos em função de demandas do mercado de trabalho; a influência de políticas industrial e tecnológica no ensino; globalização e comércio exterior; tendências internacionais; entre outros assuntos.

Os palestrantes abordarão ainda a pesquisa em design, destacando o espaço da ergonomia, com a divulgação dos resultados já alcançados pela pesquisa nacional, principais linhas de atuação, fomento e políticas públicas, rumos e perspectivas futuras.

Durante a tarde, o foco será o "Mercado de Trabalho", com a apresentação de profissionais que atuam em grandes empresas do ramo automobilístico e eletro-eletrônicos.

Eles abordarão, sobretudo, as metodologias de projeto, recursos tecnológicos, tendências de design, globalização, relação com a matriz e mercado de trabalho.

No mesmo bloco, haverá também a apresentação do trabalho em design em pequenos escritórios de programação visual, ergonomia e modelagem tridimensional, com destaque para a gestão de negócios, mercado, relação com clientes e fornecedores, e metodologia de trabalho.

Haverá ainda a apresentação do Centro Design Rio, organismo que visa promover a interação entre oferta e demanda em design.

Na
palestra, serão abordadas questões relacionadas à situação do mercado de trabalho no RJ e os principais segmentos industriais demandantes, entre outros temas.

No fim de cada palestra haverá espaço para participação do público.

As inscrições são gratuitas, mas precisam ser confirmadas pelos fones (21) 2123-1001 ou 2123-1004. As vagas são limitadas.

As palestras acontecem no auditório Fonseca Costa, no INT: avenida Venezuela, 82/4º andar, Praça Mauá, RJ.

Data: 19/09/2006