topo_cabecalho
British Council traz ao Brasil espetáculo interativo para despertar o interesse de jovens e crianças pela ciência

Pela primeira vez no Brasil, "Viagem no Espaço e no Tempo" promoverá encontro entre a cientista Monica Grady e estudantes brasileiros

Os estudantes brasileiros terão oportunidade de conhecer as tradicionais Christmas Lectures, do Royal Institution, de Londres, que apresentam assuntos científicos a jovens e crianças de escolas públicas e particulares de maneira informativa e divertida.

O evento, que acontece anualmente desde 1825 na capital britânica, será promovido pelo British Council em SP, com o patrocínio da Cultura Inglesa, e no RJ.

O tema apresentado será "Viagem no Espaço e no Tempo", desenvolvido por Mônica Grady, especialista em asteróides e meteoritos da Open University de Londres.

A palestra, fechada para alunos de escolas pré-selecionadas, acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro no SESC Pinheiros, em SP, e nos dias 26 e 27 de setembro na Fundação Planetário, no RJ.

O objetivo da aula é envolver os jovens em questões como: "O início do Universo", "Quando terminaria?" e "Como nós e nosso pequeno planeta nos encaixamos no esquema do Universo?".

Por meio de situações cotidianas, Grady proporciona uma verdadeira viagem no tempo, levando o espectador desde o início do Universo até os dias de hoje.

Ao todo, mais de cinco mil crianças e jovens pré-selecionados assistirão ao vivo às palestras. Seus professores participarão de workshops durante o mês de agosto para que possam obter informações e relacionar os assuntos da palestra aos que são tratados em sala de aula, aumentando assim o aproveitamento dos alunos durante o espetáculo.

"Mais do que apresentar um belo evento ao público brasileiro, o objetivo maior é a democratização da ciência. O Reino Unido divide com outros países, incluindo o Brasil, o desafio de reverter a queda do número de jovens que escolhem como especialização de estudo o tema Ciência, até mesmo como opção de profissão. As Christmas Lectures são uma ótima oportunidade de despertá-los para este assunto" diz Mike Winter, Diretor do British Council SP.

Sobre as Christmas Lectures

Em 1825 o famoso físico inglês Michael Faraday instituiu o programa "Children's Christmas Lectures" no Royal Institution de Londres, da qual era diretor. Ele mesmo realizou esse programa 19 vezes. O objetivo era contagiar as crianças de 5 a 10 anos com o fascínio da descoberta científica.

Para isso, demonstrações de física usadas nos cursos eram apresentadas ao público em animados espetáculos, não apenas para informar, mas também para despertar a imaginação e o senso de humor, chamando a atenção para o lado lúdico da ciência.

As Lectures foram reeditadas anualmente e não aconteceram somente durante a 2ª Guerra Mundial. Temas instigantes de diferentes áreas já foram abordados e as questões astronômicas sempre estiveram presentes com grande freqüência.

Televisionadas há várias décadas pela BBC, mais recentemente as Lectures passaram a ser exibidas pelos canais 4 e 5 ampliando assim consideravelmente o seu público.

Hoje as Lectures são reconhecidas como um fórum educacional para a apresentação aos jovens de questões complexas da ciência de maneira informativa e divertida.

Nomes como o da Baronesa Susan Greenfield, David Attenborough e o ganhador do prêmio Nobel de medicina em 2002, Sir John Sulston, já fizeram parte do elenco de conferencistas.

Sobre Monica Grady

Monica Grady é professora do Planetary and Space Science, na Open University no Reino Unido.

Suas pesquisas estão nos campos do carbono e nitrogênio em meteoritos, especialmente os do planeta Marte, e também em astrobiologia e na possibilidade de vida em outro lugar no cosmo.

Como homenagem à cientista, um Asteróide (o de nº 4731), descoberto recentemente, foi batizado como Monicagrady.

Mais informações, visite o site http://www.britishcouncil.org.br


Data: 19/09/2006