Expedição observará o eclipse anular do Sol em Oiapoque, no extremo Norte do Brasil, no Amapá

Eles saem de Macapá no dia 21. A observação acontece em 22 de setembro

Uma expedição, com estudantes e professores, saindo de Macapá, capital do Amapá, irá ate a cidade de Oiapoque, no extremo Norte do Brasil, distante 590 km da capital, em conjunto com a Secretaria de Turismo do Estado do Amapá - SETUR, o Centro de Educação Profissional do Estado do Amapá - CEPA e o Observatório Nacional/MCT, no dia 21 de setembro, para a observação do eclipse anular do Sol, no único local do Brasil observado como tal.

A expedição está sendo coordenada pelos professores Marcomede Rangel Nunes, do Observatório Nacional, um dos institutos do MCT e Paulo Gurgel, do Centro de Educação Profissional do Amapá.

A Setur-Amapá, através de sua secretária Deuzeni Oliveira de Souza, está dando total apoio, investindo cada vez mais no turismo científico-cultural, procurando despertar cada vez mais o interesse das pessoas por esse tipo de modalidade de turismo, principalmente entre os jovens, como já é realizado em muitas partes do mundo.

No Amapá, passa também a linha do Equador, em Macapá, onde tem um obelisco, o Marco Zero, onde todo equinócio é comemorado ali. O que acontecerá no dia 23 de setembro, quando teremos o equinócio da Primavera e do Outono, conforme o hemisfério que se esteja.

O eclipse

O eclipse anular do Sol, será observado nas Guianas e depois a faixa da totalidade entrará no extremo Norte do Brasil, passando pela cidade de Oiapoque, que conta com 25.000 habitantes. Depois daí a faixa de visibilidade do eclipse anular do Sol, que percorre 15.000 km com a sombra da Lua andando a uma velocidade 800 km/h, entrará no Oceano Atlântico, não tocando mais nenhum continente. No restante do Brasil o eclipse será observado como parcial.

Oiapoque, local privilegiado

Em Oiapoque serão ministrados palestras para a orientação dos estudantes e da população, da observaçãos segura desse tipo de eclipse, que ocorrerá no nascer do Sol. O momento da totalidade será em torno de 7 horas da manhã, com o Sol baixo, e tendo uma duração de mais de 3 minutos.

Será o momento que formará o anel perfeito no Sol. O amanhecer do Sol será diferente, pois a escuridão durará um pouco mais.

Eclipse anular do sol

O eclipse anular do Sol tem esse nome, pois diferente do eclipse total do Sol, quando a Lua cobre todo o disco do Sol, podendo-se observar a coroa solar, nesse a Lua estará mais afastada da Terra, e por causa disso criará no Sol um anel iluminado.

O dia escurece também. O último eclipse desse tipo observado no Brasil foi em 29 de abril de 1995, nas cidades de Belém, São Luiz e Fortaleza, no cair da tarde. Foi um espetáculo muito bonito, com grande participação da população.

Quatro anos depois Belém, inaugurava o primeiro planetário na Amazônia, projeto este sugerido e desenvolvido por Marcomede Rangel Nunes, do ON-MCT, ao então deputado estadual Nadir Neves.

O planetário foi batizado de Sebastião Sodré da Gama, natural de Belém, e que foi diretor do Observatório Nacional por 20 anos, nas décadas de 30 e 40.

No Brasil só no Oiapoque

Quem quiser observar o eclipse como anular do Sol, no Brasil, terá de ir a Oiapoque, que conta com boa estrutura de hotéis, por causa da aproximação da Guiana Francesa, recebendo muitos turistas.

De Macapá para Oiapoque existem vôos regionais e por terra a estrada está asfaltada apenas 30%.

Data: 19/09/2006