topo_cabecalho
Ceensp/Fiocruz debate a ética na interrupção da gravidez em fetos anencéfalos

O Centro de Estudos da ENSP/Fiocruz promoverá nesta quarta-feira um amplo debate sobre a ética na interrupção da gravidez em fetos anencéfalos

Para subsidiar as discussões será exibido o documentário "Uma história Severina", de autoria de Debora Diniz e Eliane Brum, que aborda o tema em questão.

O coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP, Sérgio Rego, será o mediador dos debates que contarão com as participações de Débora Diniz, antropóloga da UNB; Karen Giffin, pesquisadora do DCS/ENSP; da advogada Míriam Ventura e da gerente do Programa de Saúde da Mulher da SMS/RJ, Diana Cristina e Silva. O Ceensp está marcado para as 14 horas, no Salão Internacional da Escola.

"Uma História Severina" narra a dolorosa peregrinação de Severina, moradora de Chã Grande, no interior de Pernambuco, em busca do direito de abortar o feto sem cérebro que carregava no útero. No dia em que o Supremo cancelou o direito ao aborto, Severina estava internada num hospital para interromper a gravidez de quatro meses, só que a mesma foi cancelada.

Dois livros serão lançados durante o Ceensp. O primeiro é "Bioética: riscos e proteção", organizado por Fermin Roland Schramm, Sérgio Rego, Marlene Braz e Marisa Palácios (Orgs.).

A publicação aborda, através do prisma da bioética da proteção, questões como a natureza da ética, o valor da vida, as conseqüências das políticas públicas e o controle da tecnociência.

Reunindo trabalhos com referenciais teóricos diversificados, propõe uma nova abordagem da bioética, visando a prevenir ações humanas que possam representar riscos para a qualidade de vida das pessoas, dos animais e dos ambientes naturais nos países em desenvolvimento.

O segundo livro é "Ensaios: Bioética", do médico Sérgio Costa e da antropóloga Debora Diniz. Composto de artigos relativamente independentes, a publicação traz um amplo apanhado sobre a Bioética, que constitui na verdade um campo novo de conhecimento, conseqüência das pesquisas em medicina e biologia dos últimos vinte ou trinta anos.

Mais informações pelo site http://www.ensp.fiocruz.br/informe/materia.cfm?matid=1353


Data: 18/09/2006