topo_cabecalho
Pesquisa avalia os significados do brincar em hospitais

As entrevistas buscaram saber o significado do brincar para os profissionais que trabalham com atividades lúdicas nestas instituições

Investigar e discutir estratégias de promoção do brincar no ambiente hospitalar foi o objetivo da pesquisa "Os significados da promoção do brincar em hospitais", desenvolvida no Instituto Fernandes Figueira (IFF), unidade materno-infantil da Fiocruz.

A pesquisa teve como base 33 entrevistas realizadas com profissionais em três hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), que funcionam como centro de referência na área da saúde da criança, localizados em Porto Alegre, SP e Recife.

As entrevistas buscaram saber o significado do brincar para os profissionais que trabalham com atividades lúdicas nestas instituições.

O resultado mostra que estes profissionais vêem o brincar como agente facilitador da interação entre eles, crianças e seus acompanhantes, o que contribui para a diminuição do sofrimento inclusive deles e a sensação de isolamento gerada pela internação hospitalar.

O trabalho foi um dos 56 premiados entre os sete mil inscritos no 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizados em agosto no RJ.


Data: 18/09/2006