Na USP, curso alterna aula e estágio

O objetivo desse sistema é aproximar o aluno das empresas

Quatro meses na sala de aula, quatro meses de estágio. Assim é o sistema a que estão submetidos os alunos do curso de engenharia de computação da Escola Politécnica da USP, cujos três últimos anos funcionam no método quadrimestral.

O objetivo desse sistema é aproximar o aluno das empresas, estimular a troca de informações e aumentar a curiosidade na busca por conhecimento.

Segundo o coordenador de graduação do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli, Paulo Sérgio Cugnasca, 41, a integração entre estágio e sala de aula faz com que os alunos percebam como o aprendizado acadêmico pode ser utilizado na vida prática, mas vai além.

Para Cugnasca, quando experimentam o dia-a-dia profissional, os estudantes também se deparam com situações novas e acabam trazendo as dúvidas para dentro da sala de aula.

O curso é integral e começa como todos os outros da área de engenharia da USP: no primeiro ano os alunos estudam com os outros 750 que passaram no vestibular da Fuvest e, no segundo, com os 210 que optaram pela engenharia elétrica.

A partir da terceira etapa, o curso passa a ser alternado entre aulas e estágio e ocupa os três quadrimestres do ano. Ou seja, nada de férias, no máximo cerca de dez dias entre uma etapa e outra para quem foi aprovado sem precisar de recuperação.

Nas fases de experiência prática, os alunos têm ainda a oportunidade de estagiar em empresas de outros Estados e até de fora do país.

Data: 18/09/2006