Reitor solicita mais de 10 milhões ao Diretor de Desenvolvimento de Educação Superior do MEC durante sua visita à UFCG

Um montante superior a 10 milhões de reais, que serão dirigidos para a área de investimento da UFCG, foi solicitado pelo Reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, ao Diretor de Desenvolvimento de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior do MEC, professor Manoel Palácios, que esteve visitando a Universidade na quarta e quinta-feiras da semana passada. Na ocasião, o Reitor apresentou ao Diretor um perfil geral da UFCG e enfatizou os aspectos positivos e negativos enfrentados cotidianamente pela Administração Central da Universidade e pelas Pró-reitorias. “Falamos das dificuldades normais e que já são conhecidas da comunidade acadêmica, a exemplo da questão orçamentária”, disse o Reitor.

O professor Thompson Mariz informou que o Diretor ouviu atentamente as suas explanações e considerou proveitoso o encontro. “Aguardamos resultados positivos e satisfatórios, que venham atender às reivindicações institucionais que passamos para o Diretor Manuel Palácios”, disse.

Durante o encontro foram abordadas questões sobre a expansão da UFCG, com a criação dos campi localizados nas cidades de Pombal, região do Sertão da Paraíba, e de Cuité, que está localizada na região do Curimataú, e os benefícios educacionais advindos para as duas regiões com a instalação de diversos cursos de graduação.

Veja todos os itens das duas pautas apresentadas pelo Reitor

A primeira pauta apresentada pelo Reitor ao professor Manuel Palácios, constou dos seguintes itens na área de investimentos: solicitações de recursos na ordem de 7 milhões de reais para a construção de um Centro de Convenções, e mais 500 mil reais para a construção de uma passarela ligando o prédio da Reitoria ao bloco AB. A Reitoria solicitou 300 mil reais a recuperação do Restaurante Universitário e mais 350 mil reais que serão destinados à construção da sede do Centro de Engenharia Elétrica e Informática – CEEI. Para a ampliação da Biblioteca de Cajazeiras (200m²), o Reitor explicou que serão necessários recursos na ordem de 100 mil reais, e igual valor foi solicitado visando à construção do prédio que abrigará a Unidade de Beneficiamento de Sementes – UBS, que a Universidade pretende instalar no campus de Campina Grande. A Universidade quer fazer a modernização dos laboratórios dos cursos de graduação e o montante solicitado foi na ordem de 1 milhão de reais, e esta mesma quantia foi solicitada para a ampliação do acervo bibliográfico das várias bibliotecas da Universidade. E, finalmente, para viabilizar uma boa estrutura de funcionamento do setor de digitalização de documentos, o Reitor pediu 450 mil reais.

A outra pauta foi relacionada às questões de reposição do quadro de servidores-técnicos administrativos, situação de CDs e FGs, limite de passagens e diárias, e, por fim, a contratação de professor substituto versus a instalação do campus de Pombal.

Estavam presentes o Vice-reitor, professor Edílson Amorim, o Pró-reitor de Administração, Alexandre Gama, o Pró-reitor de Pós-graduação, Michel Fossy, a Pró-reitora de Extensão, Maria Lucinete Fortunato, o secretário de Recursos Humanos, José Marcos Gonçalves Viana, e o Prefeito Universitário, Eduardo Jorge Lira Bonates.

Legenda: O Reitor Thompson Mariz mostra ao professor Palácios foto aérea do campus de Campina Grande.

Data: 18/09/2006