Gil anuncia fórum sobre TV pública

Ministro defende criação de política de desenvolvimento para o setor

'Já está mais do que na hora de a TV pública brasileira ter um programa político nacional. O setor no Brasil é um mosaico, formado por vários segmentos, mas é preciso tirar um retrato, identificar o rosto, descobrir o que realmente é a televisão pública no País. Por isso, vamos realizar o I Fórum Nacional do setor no fim deste ano', anunciou ontem o ministro da Cultura, Gilberto Gil, durante a abertura do 1º Seminário Internacional de Televisão Pública, que ocorre nesta semana em São Paulo, na sede da TV Cultura.

Gil informou que o Fórum é fruto de uma parceria da Secretaria do Audiovisual, da Casa Civil e da Presidência.

'Neste encontro, vamos discutir, formular e levantar questões cruciais que permearão um plano de desenvolvimento oficial para a TV pública brasileira', afirmou o ministro ao ser questionado sobre o fato de a lei que fundamenta a TV pública ser datada de 1967 e necessitar ser revista.

'De fato. Não posso afirmar com certeza se outros governos não sugeriram a discussão, mas esta pode ser considerada a primeira vez em que se debate realmente o assunto no Brasil'.

Gil dividiu a abertura do seminário com o presidente da TV Cultura, Marcos Mendonça, com o secretário estadual de Cultura, João Batista de Andrade, e com a secretária de Cultura de Minas, Eleonora Santa Rosa.

'É preciso que haja uma política pública e oficial para a televisão brasileira. Tanto a pública, educativa e estatal, quanto a chamada TV comercial.

Esse é um papel do Estado', concluiu o ministro, que ganhou o apoio da platéia formada por profissionais da área.

'É um momento importante para se discutir a política oficial. Temos uma legislação absolutamente superada e anacrônica. O setor necessita deste debate para poder criar mecanismos de ordem legal, de sustentabilidade, de relacionamento com o público.

Há uma série de questões estratégicas que precisam ser discutidas', declarou Mendonça.

O seminário conta hoje com a participação de emissoras públicas internacionais como a BBC, a RTP de Portugal e a francesa TV5.

Data: 15/09/2006