topo_cabecalho
Educação a distância será debatida com Universidades sul-africanas

Além do interesse pela África do Sul, o MEC tem projetos de cooperação com diversos países, entre eles o Timor Leste e Portugal

De 26 a 29 deste mês, técnicos do Ministério da Educação vão à África do Sul estudar possibilidades de cooperação para o desenvolvimento de projetos nas áreas de educação superior a distância e de pós-graduação.

Constam do roteiro reuniões de trabalho com as universidades de Pretória e da África do Sul, ambas com sede em Pretória, e com a Universidade de Joanesburgo, na cidade de Joanesburgo.

O diretor do Departamento de Políticas em Educação a Distância do MEC, Hélio Chaves Filho, vai apresentar o modelo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e conhecer o formato e o funcionamento da educação a distância da Universidade da África do Sul, que é especialista na área, e avaliar o potencial de cooperação entre instituições públicas brasileiras e sul-africanas.

Outro tema de interesse do MEC que será discutido com os sul-africanos é a organização do seminário internacional de educação que será realizado conjuntamente por Brasil, Índia, África do Sul e Inglaterra.

O evento vai reunir em Londres, Inglaterra, nos dias 15 e 16 de novembro, educadores, especialistas e pesquisadores para debater educação, exclusão social e desenvolvimento sustentável.

Cooperação - Além do interesse pela África do Sul, o MEC tem projetos de cooperação com diversos países, entre eles o Timor Leste, onde faz a formação de professores em serviço, e Portugal, para pesquisa de novas tecnologias aplicadas à educação.

De acordo com Hélio Chaves Filho, o ministério está construindo um projeto para a formação de professores brasileiros que trabalham em escolas de educação básica no Japão.

O curso, explica, será oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso. E com os países do Mercosul - Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai e Paraguai - fará oficinas, em outubro, sobre educação a distância.


Data: 15/09/2006