Reitor da UFABC responde editorial "Demagogia no Ensino Superior", de O Estado de SP

"Iniciar as atividades acadêmicas de uma instituição nova em instalações provisórias é simplesmente a melhor prática. Foi o que fizeram ITA e Unicamp, para citar apenas dois exemplos. Absurdo seria começar pela construção do prédio"

Leia a íntegra da resposta de Hermano Tavares, reitor da UFABC, que foi a enviada ao JC e-mail e a "O Estado de SP":

"Prezados Senhores,

Escrevo a respeito do Editorial "Demagogia no ensino superior" publicado na edição de 14 de setembro de "O Estado de São Paulo". Quanto a ele, cumpre registrar:

1 - O projeto pedagógico da UFABC é o resultado de um trabalho de seis meses de duração produzido por uma equipe de mais de 30 pensadores da educação do Brasil. A relação completa e os currículos da maioria de seus membros podem ser encontrados em http://www.ufabc.edu.br.

2 - Essa equipe produziu uma concepção inovadora destinada a revolucionar o ensino superior no Brasil e que se relaciona, mas não se inspira e nem reproduz o que está sendo feito na Europa. O documento "Declaração de Bologna" e outros que o sucederam também podem ser encontrados no endereço eletrônico acima.

3 - A UFABC conta com um corpo docente de cerca de 100 professores selecionados em concursos públicos conduzidos por 72 pesquisadores de instituições como USP, Unicamp, UFRJ e ITA. Fato inédito no ensino superior federal, todos eles são doutores.

4 - Cumprindo o planejado pela equipe de concepção, o calendário letivo da UFABC é dividido em trimestres. O início das aulas em setembro, previsto e planejado há mais de um ano, é simples decorrência de mais essa inovação.

5 - Iniciar as atividades acadêmicas de uma instituição nova em instalações provisórias é simplesmente a melhor prática. Foi o que fizeram ITA e Unicamp, para citar apenas dois exemplos. Absurdo seria começar pela construção do prédio.

6 - A informação de que "a instituição (previu) 1 computador para cada aluno" é simplesmente falsa, assim como é falsa a informação de que "até o momento ela só conta com 100". O nome da Pró-Reitora de Graduação da UFABC está escrito errado e a enfática menção do editorial ao logotipo da instituição surpreende muito pela absoluta ausência de sentido. Até aqui, ninguém da UFABC se preocupou com esse assunto.

Finalizando: o projeto de criação da UFABC começou a ser discutido no MEC em 2003, começou a tramitar no Congresso em 2004 e foi aprovado no dia 26 de julho de 2005. Sua aprovação unânime foi um gesto de maturidade do Congresso, que demonstrou perceber que a criação de uma universidade federal na região da Grande São Paulo era o germe de uma história destinada ao sucesso. A UFABC é estatutariamente apolítica e apartidária e assim tem sido a atuação da sua equipe administrativa pró-tempore.

Lamento a forma ofensiva com a qual o jornal "O Estado de São Paulo" se referiu a esta instituição. A UFABC se coloca à disposição para recebê-los com o objetivo de esclarecer dúvidas a respeito de como tem se dado o processo de construção desta universidade."

Data: 14/09/2006