topo_cabecalho
Quando Genética e Lingüística se cruzam na história

A alternativa de Aryon Dall'- Igna Rodrigues, coordenador do Laboratório de Línguas Indígenas da UnB, para avaliar a concordância dos dados genéticos sobre as relações entre as quatro mais importantes famílias de línguas nativas das terras baixas da América do Sul - Maipure, Carib, Tupi e Ge - foi considerada a que tem o melhor apoio genético.

A opinião está exposta no artigo "Genetic support for proposed patterns of relationship among low land South American Languages" (Apoio genético às alternativas sobre as relações entre línguas das terras baixas da América do Sul), de Francisco Mauro Salzano, Maria Helena Hutz, Sabrina Pinto Salamoni, Paula Rohr, e Sidia Mª Callegari-Jacques (todos do Depto. de Genética, Instituto de Biociências, UFRGS; Sidia é também do Depto. de Estatística, Instituto de Matemática), publicado na revista Current Anthropology, Vol. 46 (Suppl.), pp. S121-S129, 2005.

Diz o artigo: "A comparação de diferentes conjuntos de marcadores para descobrir o passado de populações humanas é um procedimento bem estabelecido tanto na antropologia como na genética. As características lingüísticas podem ser facilmente quantificadas e a área da Linguística Comparativa tem um passado respeitável (Trask, 1996; Nichols, 1997, 2002; Campbell, 1997). Portanto, é muito natural que geneticistas evolucionários tenham se voltado para a Lingüística para avaliar as relações entre populações que têm obtido por meio de marcadores genéticos."

E mais: "O objetivo deste informe (...) é avaliar a concordância dos dados genéticos disponíveis com as alternativas propostas por três eminentes lingüistas (C. Loukotka, J. H. Greenberg e A. D. Rodrigues) para as relações entre as quatro mais importantes famílias de línguas nativas das terras baixas da América do Sul, a saber, Maipure, Carib, Tupi e Ge."

Conclusão: "A interpretação destas análises deve ser a seguinte: os dados genéticos apóiam outras configurações arbóreas além das propostas por Greenberg, Loukotka e Rodrigues. Isto não surpreende, pois diferentes tipos de dados podem produzir estimativas algo diferentes da história das populações. Entre as três possibilidades, propostas por esses especialistas, a de Rodrigues tem o melhor apoio genético."


Data: 14/09/2006