MEC anuncia criação de campi na UFCG

Foi confirmada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, a criação dos campi de Pombal, Sumé e Itaporanga, além da implantação do curso de Odontologia em Patos e da Faculdade de Medicina em Cajazeiras ou Sousa. Na Paraíba o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, está aguardando a confirmação oficial do MEC para dar início à elaboração dos Planos Acadêmico e de Trabalho. Com a aprovação, os novos campi deverão começar a funcionar em agosto do próximo ano. O investimento será da ordem de R$ 30 milhões, cerca de R$ 5 milhões para cada um dos quatro campi, incluindo o de Cuité, e cerca de R$ 10 milhões para instalação dos cursos de Medicina e Odontologia. Ao todo, serão criados 24 novos cursos e abertas 1.440 novas vagas. O anúncio ocorreu quarta-feira, durante encontro com os senadores Ney Suassuna e José Maranhão.

Nos Planos Acadêmico e de Trabalho deverão constar, além do cronograma das atividades, informações sobre número de professores e funcionários técnico-administrativos necessários para contratação, laboratórios e centros de pesquisa que serão construídos, equipamentos de laboratório e informática, além de material bibliográfico, entre outros itens, necessários para implantação das novas instituições de ensino superior. O valor dos investimentos em cada campus está sendo reduzido por conta da contrapartida dos mu-nicípios que receberão os cur-sos. Cada prefeitura deverá fazer investimentos na parte de infra-estrutura ou concessão de pré-dios públicos para instalação dos campi, clínicas ou laboratórios.

Nos campi de Cuité, Pombal, Sumé e Itaporanga serão implantados cursos de Enfermagem, Licenciaturas em Matemática, Física, Química, Biologia, Letras e Pedagogia. Já os cursos de Odontologia (Patos), e Medicina (Sousa ou Cajazeiras), funcionarão nas instalações da UFCG já existentes em um des-ses municípios. Há alguns meses o MEC já havia confirmado a im-plantação do campus de Cuité. "Estamos apenas aguardando o comunicado oficial do MEC para a criação desses novos campi. Isso nos autorizará a dar início aos Planos Acadêmico e de Trabalho, que serão avaliados por instâncias superiores da UFCG, como o Colegiado Pleno e Câmara Superior de Ensino", disse, o reitor.

Também no próximo ano, será promovida abertura de licitações e realizado concurso para contratação de professores e funcionários.

Oportunidade para mais 200 novas contratações

Segundo o reitor Thompson Mariz, com a criação dos novos cursos, a UFCG praticamente estará dobrando, em menos de um ano, a oferta de vagas. Ainda não se tem o número oficial de novas contratações, porém as perspectivas são de que mais de 200 postos de trabalho, entre professores e funcionários, sejam criados. Só para Cuité, as estimativas são de 80 novas contratações. A média de contratações é de dois funcionários para cada professor.

Já em relação ao comunicado oficial do ministério, a expectativa, segundo o reitor, é de que seja enviada à UFCG até o início do próximo mês. Isso significa que possivelmente em fevereiro de 2006 comecem a ser executados os trabalhos de instalação dos novos campi. Já o campus de Cuité, cujo processo está oficialmente autorizado, a liberação da verba para dar início às atividades poderá ocorrer até o final deste ano.

Data: 23/09/2005