PUC amplia em 26% vagas no vestibular

Instituição terá 1.175 alunos a mais; cursos tecnológicos de curta duração representarão a metade dos novos postos. Docentes e estudantes temem queda na qualidade de ensino da universidade; dizem que muitas salas ficarão superlotadas

A PUC-SP decidiu aumentar em 25,6% o número de vagas para o seu próximo vestibular, maior crescimento desde pelo menos a década de 90. A quantidade de postos oferecidos subirá de 4.590 para 5.765.

Em meio à sua pior crise financeira, a universidade afirma que a expansão foi motivada por demandas acadêmicas (novas áreas que a instituição pretende atuar), embora admita que o incremento no número de alunos poderá ajudar a aumentar o orçamento.

Representantes de professores e de alunos, no entanto, temem que o crescimento na quantidade de estudantes possa prejudicar a qualidade dos cursos, até mesmo com a superlotação de salas.

A PUC possui uma dívida bancária de R$ 107 milhões e, por isso, demitiu cerca de 30% do seu quadro de pessoal no começo deste ano.

A instituição considera, a princípio, que não será necessário ampliar o corpo docente, apesar do aumento substancial de alunos. "Se precisar, podemos fazer algumas contratações pontuais", afirma a vice-reitora acadêmica da PUC, Bader Sawaia.

A vice-reitora diz que, como não será possível fazer grandes investimentos, porque isso agravaria a crise financeira da PUC, a solução será fazer "parcerias".

Erson de Oliveira, diretor da Apropuc (associação dos professores), critica a iniciativa. "Ao mesmo tempo que a universidade aumenta o número de estudantes, as condições de trabalho dos docentes estão sendo deterioradas", disse.

Oliveira destaca medidas tomadas pela PUC como a exigência de que os professores destinem mais tempo às aulas e menos à pesquisa.

Crescimento

Mais da metade das 1.175 novas vagas virão da reabertura dos cursos superiores de tecnologia (de curta duração). Essas carreiras foram oferecidas pela primeira vez no vestibular do meio deste ano.

Nos cursos tradicionais, haverá um aumento de 165 vagas. O presidente do centro acadêmico do curso de direito, Esteban Saavedra Sandy, aponta problemas de espaço físico.

"Hoje, as classes no direito estão superlotadas, com mais de 50 alunos, que é a capacidade das salas. Isso deve piorar".

Já para o promotor de fundações do Ministério Público Airton Grazzioli, que fez auditoria na universidade, a PUC tem condições de aumentar o número de alunos.

"Principalmente na questão do corpo docente, a situação é confortável".

Data: 13/09/2006