topo_cabecalho
Brasil e Ucrânia preparam lançamento da empresa binacional Alcântara Cyclone Space

Com a publicação do estatuto da Alcântara Cyclone Space (ACS), em 31 de agosto, as Agências Espaciais Brasileira (AEB) e Ucraniana (NSAU) começam a organizar o lançamento da empresa. A empresa binacional é fruto do tratado assinado entre a AEB e a NSAU e aprovado pelo Congresso Nacional Brasileiro em 2005.

Com isso ficou acordado uma cooperação técnico-econômica entre as duas nações para o uso comercial do Veículo de Lançamento Cyclone-4 e a construção de um sítio de lançamento em Alcântara (MA).

Segundo o estatuto, publicado na portaria 559 do Ministério da C&T, a binacional será vinculada às Agências Espaciais Brasileira e Ucraniana.

De acordo com o presidente da AEB, Sérgio Gaudenzi, o estatuto da ACS foi feito nos moldes da hidrelétrica Itaipu binacional. "O único existente para servir de parâmetro".

A sede nacional da nova empresa será em Brasília e terá a seguinte estrutura: Assembléia Geral, Conselho de Administração, Diretoria, diretores executivos e vice-diretores, Conselho Fiscal e Auditoria Interna.

O investimento inicial de cada país será de US$ 4,5 milhões. Segundo Gaudenzi, esse dinheiro já está garantido para este ano.

A empresa binacional irá oferecer ao mercado nacional e internacional o serviço de lançamento de satélites com o foguete Cyclone IV, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

"O mercado espacial é muito valioso. Calcula-se que possa chegar a U$ 10 bilhões nos próximos anos. Com o lançamento da Alcântara Cyclone Space estaremos garantindo uma fatia desse mercado", analiza.

Em outubro, o presidente da AEB deverá integrar a comitiva do Ministério da Defesa que visitará a Agência Espacial Ucraniana. "Vamos discutir, entre outras coisas, o andamento dos trabalhos para a implantação da empresa", informou Gaudenzi.


Data: 13/09/2006