topo_cabecalho
Integração dos conhecimentos é destaque no primeiro dia da Conferência dos Museus de Ciência

34ª Conferência do Comitê Internacional de Museus de C&T (Cimuset) acontece até domingo, no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), RJ

Ciência, História, Arte, e Cultura. Na realidade dos museus estes temas muitas vezes ficavam compartimentalizados, alinhavados pelo discurso do expositor.

A confluência destas variadas expressões do conhecimento humano, no entanto, vem sendo a tônica dos novos gestores de museus.

A tendência pôde ser observada nas conclusões do primeiro dia de discussões da 34ª Conferência do Comitê Internacional de Museus de C&T (Cimuset), nesta segunda-feira (11/9), no RJ.

Especialistas de 20 países, totalizando mais de 150 pessoas, concentram suas discussões na forma de expor objetos tecnológicos e de introduzir o público na cultura científica.

Na palestra de abertura, Bruno Jacomy apresentou conceitos que embasam o projeto do Muséum Musée des Confluences, que, sob o seu comando, abrirá as portas em 2009, em Lyon, na França.

O museu consolida justamente a integração dos conhecimentos humanos, promovendo a reflexão sobre a sociedade atual, em perspectivas como a diversidade biológica, a história, e o convívio com outras sociedades não industrializadas.

Engenheiro de formação, há mais de 20 anos Jacomy se dedica à história da ciência, técnica e inovação, sendo autor de livros considerados referência sobre o tema e um dos responsáveis pela renovação da exposição do Musée des Arts et Métiers, de Paris.

Segundo ele, os museus deixam de ser espaços para a transmissão de verdades científicas, para tornarem-se cada vez mais o lugar de uma reflexão global sobre a atuação do homem no mundo e sua responsabilidade no destino do planeta.

No ato de abertura, o diretor do Depto. de Popularização e Difusão de C&T, Ildeu de Castro Moreira, representando o ministro da C&T, ratificou a importância de tornar a ciência acessível ao grande público e destacou a importância das possibilidades de cooperação internacional que podem surgir a partir deste evento.

Nos próximos dias seguem-se palestras e mesas-redondas com destaque para os convidados internacionais Pierre Duconseille (La Villette, Paris); Bernard Blache (Palais de la Découverte, Paris); Heather Mayfield (Science Museum, Londres) Inglaterra), David Demant (Museum Victoria, Melbourne, Austrália); Irina Podgorny (Museu de La Plata, Argentina) e Francesco Panese (Université de Lausanne, Suíça).

As palestras estão tendo tradução simultânea em português e inglês.

Mais informações no site servicos.mast.br/cimuset/, ou junto à secretaria do evento pelo (21) 2580-7642.


Data: 12/09/2006