Brasil e Chile debatem formação de doutores

A experiência do Brasil no fortalecimento de uma política de recursos humanos na área de ciência e tecnologia será um dos temas debatidos nesta terça-feira, 12, por brasileiros e chilenos em Santiago do Chile. O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Jorge Guimarães, apresenta o tema em um seminário que reúne representantes dos dois países. O presidente da Academia Chilena de Ciências, Francisco Hervé, fala sobre a situação dos doutorados em ciência e tecnologia no Chile como iniciativa fundamental para o desenvolvimento.

No encontro, serão discutidas ainda as políticas de incentivo para o setor, indicadores de ciência e tecnologia, o aumento do número de doutores na área tecnológica e a inserção deles no setor produtivo. Outro assunto que será tratado pelo presidente da Capes com representantes chilenos será a retomada da parceria entre a agência brasileira e a Comisión Nacional de Investigación Cientifica y Tecnologica (Conicyt).

A cooperação apóia o intercâmbio científico entre grupos de pesquisadores de instituições de ensino superior do Brasil e do Chile. As ações integradas incluem docentes universitários e pesquisadores, assim como estudantes de doutorado, doutorado-sanduíche e pós-doutorado. O encontro será realizado a partir das 9h, na Universidade do Chile.

Data: 12/09/2006