topo_cabecalho
Conferência do Comitê Internacional de Museus de C&T (Cimuset), o maior evento mundial de Museus de C&T, começa nesta segunda, no RJ

Em sua 34ª versão, reúne mais de 150 especialistas de 20 países, incluindo representantes de alguns dos mais importantes museus de C&T do mundo

Organizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e instituições parceiras, a 34ª Conferência do Cimuset realiza-se de 11 a 17 de setembro, no auditório do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT), RJ.

Na abertura, às 10:30h, o diretor do Muséum Musée des Confluence, de Lyon (França), Bruno Jacomy, profere a conferência sobre "Instrumentos, máquinas e aparatos interativos de C&T em exibição nos museus".

Engenheiro de formação, Jacomy há mais de 20 anos se dedica à história da ciência, técnica e inovação; é autor de livros hoje considerados referência sobre o tema e um dos responsáveis pela renovação da exposição do Musée des Arts et Métiers, de Paris.

Tema central do encontro : a forma de apresentação e a função social dos objetos científicos e tecnológicos, tanto históricos como interativos, mostrados ao público.

Haverá palestras de destacados convidados internacionais:

Pierre Duconseille (La Villette, Paris);
Bernard Blache (Palais de la Découverte, Paris);
Heather Mayfield (Science Museum, Londres) Inglaterra),
David Demant (Museum Victoria, Melbourne, Austrália);
Irina Podgorny (Museu de La Plata, Argentina) e
Francesco Panese (Université de Lausanne, Suíça).

Todas as palestras terão tradução simultânea em português e inglês.

O interesse no assunto vem crescendo nos últimos anos em função da interdisciplinaridade dos museus.

Os museus reúnem desde profissionais e pesquisadores de educação, museologia, história e cientistas em geral, até pessoas de inúmeras outras áreas, interessadas cada vez mais no processo de construção da C&T.

Mais informações no site http://www.cimuset.net, ou junto à secretaria do evento: (21) 2580-7642, cimuset2006@mast.br.


Data: 11/09/2006