Professoras de Instituto de Educação de Londres fazem palestra na UFCG

As professoras Dra. Maria de Figueiredo-Cowen e Loreto Loughran, do Instituto de Educação da Universidade de Londres, Inglaterra, proferiram palestras para Diretores de Centros, Pró-Reitores, Coordenadores de Pró-Reitoria e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação, na tarde de hoje, quarta-feira, 21, no auditório Guillardo Martins, localizado no primeiro andar do prédio da Reitoria, campus de Campina Grande da UFCG. A professora Maria Figueiredo falou sobre o tema Programas de doutorado do Instituto, enquanto a professora Loreto fez sua abordagem sobre o Sistema de funcionamento e o controle de qualidade da Universidade de Londres.

Elas vieram a Campina Grande atendendo convite do Reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, para analisar a viabilidade de realização de uma parceria entre as duas instituições, visando a montagem de um curso de doutorado na UFCG, voltado para a área de educação, cujo funcionamento deverá acontecer a partir de 2006, além do desenvolvimento de atividades de pesquisa e intercâmbio de professores.

O Reitor considerou o encontro como “positivo, e é o resultado do contato que fizemos quando visitamos, em Londres, o Instituto, em junho último. Espero que a parceria seja concretizada, visando a qualificação dos professores da UFCG, interessados em desenvolver estudos na área de Educação”. As visitantes também endossaram a idéia do Reitor.

A professora Maria Figueiredo, que é vinculada ao Instituto londrino há mais de 10 anos, é responsável pela coordenação de programas de cooperação entre a Inglaterra e Universidades da América do Sul. “No Brasil, recebemos o apoio do Itamaraty e da Capes/MEC, com a finalidade de mantermos parcerias com Universidades brasileiras”, disse.  Ela considerou esse primeiro contato “como muito importante e o interesse da parceria foi demonstrado pela presença dos participantes e suas colocações, e, sobretudo, pela liderança do Reitor. Como eu, ele (o Reitor) acha que o desenvolvimento institucional está relacionado com a qualificação de seus profissionais”.

Veja, entre outros, os tópicos da palestra da professora Maria Figueiredo, sobre o Instituto de Educação da Universidade de Londres: é uma instituição que tem tradição em pós-graduação, e seus primeiros cursos de mestrado e doutorado são ano de 1916. Possui 45 cursos de mestrado e 656 doutorandos (mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos), e sua cultura sólida em pós-graduação - nível de aprofundamento e expertise em orientação, sendo bem conceituado na produção de tese e no trabalho de metodologia de pesquisas.

Em seu currículo, a professora Maria Figueiredo, tem registrado, entre outros, os seguintes títulos: graduação em Letras Latinas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Brasil, pós-graduação em Literatura Francesa, na Universidade de Paris - Sorbonne, França, mestrado em Planejamento e Gestão de Universidade, na Universidade de Wisconsin, Madson, Estados Unidos, e doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres, Inglaterra. Além de conhecer a realidade da educação universitária dos países citados, a professora também realiza freqüentes visitas a universidades portuguesas e espanholas.

Na opinião da professora Loreto é de que a Universidade “é cheia de vida, ativa e o Reitor tem uma visão de futuro desenvolvimentista. Eu espero que a gente possa continuar este diálogo e que a parceria seja concretizada”.

Data: 21/09/2005